terça-feira, 15 de dezembro de 2009

NASA faz composição inédita da galáxia

NASA faz

composição

inédita

da galáxia


NASA, ESA, SSC, CXC, and STScI
NASA faz composição inédita da galáxia


A imagem acima é uma composição inédita feita pela NASA em comemoração a Ano Internacional da Astronomia.

Observações em infravermelho, raios-X e comprimentos visíveis próximos ao infravermelho foram usadas pela agência espacial para formar esta imagem que revela a intensa atividade da nossa galáxia. A imagem comemora os 400 anos da primeira observação de Galileu com seu telescópio no espaço, em 1609.



O centro da Via Láctea é a região que aparece em branco, um pouco à direita; já a bolha azul à esquerda revela um sistema duplo que possui uma estrela de nêutrons ou um buraco-negro.

As contribuições de cada telescópio usado no projeto aparecem em uma cor diferentes. O amarelo representa as observações em luz visível, em freqüência quase infravermelha, feitas pelo Hubble. Elas destacam as regiões onde as estrelas estão nascendo e revelam milhares desses sóis no centro galáctico.

Em vermelho estão as radiações e ventos das estrelas, que criam uma poeira brilhante de nuvens em forma de filamentos captada em infra-vermelho pelo Spitzer.

Já o azul e violeta, captados pelo Chandra, representam os raios-X emitidos por gás aquecido a milhões de graus pelas explosões estelares e buracos negros.

Fotos: NASA, ESA, SSC, CXC, and STScI

Nenhum comentário: