sexta-feira, 9 de julho de 2010

ESO encontra bolha gigante criada por buraco negro

Concepção artística mostra bolha de gás e partículas criada por  dois jatos de um pequeno, mas poderoso buraco negro Foto:  ESO/Divulgação

Concepção artística mostra bolha de gás e partículas criada por dois jatos de um pequeno, mas poderoso buraco negro
Foto: ESO/Divulgação

Astrônomos afirmam ter descoberto o mais poderoso par de jatos já observado no espaço. Os jatos são resultantes de um pequeno buraco negro. O objeto, também conhecido como microquasar, criou uma enorme bolha de gás quente e partículas com uma dimensão de 1 mil anos-luz, o que indica que ele é duas vezes maior e dezenas de vezes mais poderoso que qualquer outro microquasar conhecido. As informações são do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês).

"Ficamos espantados com a quantidade de energia ejetada no gás pelo buraco negro", diz o autor principal da pesquisa, Manfred Pakull. "Este buraco negro tem apenas algumas vezes a massa do Sol, mas é uma verdadeira versão em miniatura dos mais poderosos quasares e radiogaláxias, os quais contêm buracos negros com massas de alguns milhões de vezes a massa do Sol", afirma.

Os astrônomos basearam a pesquisa em observações do telescópio de raio-X Chandra, da Nasa, e do Telescópio Muito Grande (VLT, na sigla em inglês), do ESO. Os buracos negros são conhecidos por libertarem enormes quantidades de energia enquanto absorvem matéria. Acreditava-se que a maior parte dessa energia era liberada sob a forma de radiação, principalmente as que podem ser registradas por raio-X. Mas o novo estudo indica que alguns buracos negros podem libertar tanta energia, e talvez até mais, sob a forma de jatos colimados de partículas em alta velocidade.

Esses jatos se chocam contra o gás interestelar, aquecendo e causando sua expansão. A bolha criada contém gás quente e partículas super-rápidas a diferentes temperaturas. Observações em diferentes comprimentos de onda (como raio-X, rádio e ótico) ajudam a medir essa temperatura.

Os astrônomos afirmam ainda que, ao observar as regiões onde os jatos e o gás se chocam, é possível calcular que essa bolha cresce a uma velocidade de aproximadamente 1 milhão de km/h.

"O tamanho dos jatos na NGC 7793 é impressionante quando comparado com o tamanho do buraco negro a partir do qual são ejetados", diz o coautor da pesquisa Robert Soria. "Se o buraco negro fosse do tamanho de uma bola de futebol, cada jacto iria se estender da Terra até além da órbita de Plutão."

Segundo o ESO, esse estudo ajudará em futuras pesquisas sobre semelhanças entre buracos negros pequenos formados de explosões de estrelas e os buracos negros supermassivos que se encontram no centro de galáxias.

O buraco negro observado fica a 12 milhões de anos-luz da Terra na periferia da galáxia espiral NGC 7793. Os cientistas acreditam, após calcular o tamanho e a velocidade de expansão da bolha, que esses jatos estão ativos há cerca de 200 mil anos.

.

Esta imagem da galáxia NGC 7793 (onde fica o buraco negro) é  composta por observações em vários espectros de luz: raio-X (vermelho,  azul e verde), ótico (ciano) e H-alfa (dourado)  Foto: NASA/CXC/Univ of  Strasbourg/M. Pakull et AL/ESO/VLT/NOAO/AURA/NSF/CTIO/Divulgação

.Esta imagem da galáxia NGC 7793 (onde fica o buraco negro) é composta por observações em vários espectros de luz: raio-X (vermelho, azul e verde), ótico (ciano) e H-alfa (dourado)

.Foto: NASA/CXC/Univ of Strasbourg/M. Pakull et AL/ESO/VLT/NOAO/AURA/NSF/CTIO/Divulgação..

Segundo os astrônomos, apesar de o buraco negro ser considerado  pequeno (se comparado aos supermassivos nos centros de galáxias), ele é  duas vezes maior e dezenas de vezes mais poderoso que qualquer outro  microquasar conhecido  Foto: NASA/CXC/Univ of Strasbourg/M. Pakull et  AL/ESO/VLT/Divulgação

..Segundo os astrônomos, apesar de o buraco negro ser considerado pequeno (se comparado aos supermassivos nos centros de galáxias), ele é duas vezes maior e dezenas de vezes mais poderoso que qualquer outro microquasar conhecido

Foto: NASA/CXC/Univ of Strasbourg/M. Pakull et AL/ESO/VLT/Divulgação

.

Os pesquisadores afirmam que o buraco negro tem apenas algumas  vezes a massa do Sol, mas é uma versão em miniatura dos mais poderosos  quasares e radiogaláxias - que têm buracos negros com massas de alguns  milhões de vezes a do Sol  Foto: NOAO/AURA/NSF/CTIO/Divulgação.
.Os pesquisadores afirmam que o buraco negro tem apenas algumas vezes a massa do Sol, mas é uma "versão em miniatura" dos mais poderosos quasares e radiogaláxias - que têm buracos negros com massas de alguns milhões de vezes a do Sol

Fonte:Foto: NOAO/AURA/NSF/CTIO/Divulgação.

.

Nenhum comentário: