segunda-feira, 19 de julho de 2010

Arqueólogos encontram mais de 3 mil peças em tumba no Egito

Artefatos como colares, roupas e papiros foram encontrados nas  escavações  Foto: EFE
.
Após anos de negociações, arqueólogos conseguiram autorização para  escavar tumba na localidade de Tebas, em Luxor Foto: EFE

Após anos de negociações, arqueólogos conseguiram autorização para escavar tumba na localidade de Tebas, em Luxor
Foto: EFE


Um equipe investigadores espanhóis encontrou mais de 3 mil peças, entre objetos e fragmentos, na primeira temporada de escavações na maior tumba da dinastia XVIII da antiga cidade de Tebas, Luxor, no Egito. As informações são da agência EFE.

Múmias, ossos humanos, pérolas e linho estão entre os restos encontrados pela equipe liderada por Francisco Valentin Martin, do Instituto para o Estudo do Antigo Egito, que conseguiu em 2009, após dois anos de negociações, autorização para trabalhar neste local.

..

Artefatos como colares, roupas e papiros foram encontrados nas escavações

Foto: EFE

Após anos de negociações, arqueólogos conseguiram autorização para  escavar tumba na localidade de Tebas, em Luxor  Foto: EFE

Após anos de negociações, arqueólogos conseguiram autorização para escavar tumba na localidade de Tebas, em Luxor

Foto: EFE

Arqueólogo cataloga artefatos encontrados durante escavações em  Luxor  Foto: EFE

Arqueólogo cataloga artefatos encontrados durante escavações em Luxor

Foto: EFE

.

Egito descobre porta de granito de 3,5 mil anos



Porta de granito vermelho ficava na tumba de User, um poderoso  conselheiro faraônico Foto: AP

Porta de granito vermelho ficava na tumba de User, um poderoso conselheiro faraônico
Foto: AP


Uma imponente porta de granito vermelho procedente da tumba de um poderoso conselheiro faraônico que data de 3.500 anos foi descoberta em Luxor, anunciou em 29 de março deste ano, o ministro egípcio da Cultura, Faruk Hosni.

Essa entrada falsa, considerada pelos antigos egípcios como o ponto de passagem ao além, foi desenterrada perto do templo de Karnak, afirmou o ministério em um comunicado.

O objeto pertencia à tumba de User, um influente conselheiro ou vizir (termo que significa "ajudante"), da rainha Hachepsut, que governou o Egito entre 1479 e 1458 antes de Cristo, o reinado mais longo de uma mulher faraó.

Sobre a porta, de 1,75 m de altura e 50 cm de espessura, estão gravados textos religiosos assim como os diferentes títulos de User - prefeito, vizir e príncipe -, afirmou o chefe do serviço de antiguidades egípcias, Zahi Hawass.

"Esta porta foi reutilizada pelos romanos. Foi retirada da tumba do vizir e utilizada em uma estrutura que data da época romana", completou o responsável pela escavação, Mansur Boraik.

.

Nenhum comentário: