segunda-feira, 19 de julho de 2010

Arqueólogos encontram tumbas em oásis de múmias no Egito

Arqueólogos removem tumba encontrada em Bahariya, no Egito Foto:  EFE

Arqueólogos removem tumba encontrada em Bahariya, no Egito
Foto: EFE

Arqueólogos egípcios encontraram quatorze tumbas de pedras em um cemitério no Oásis de Bahariya, a 350 quilômetros do Cairo. De acordo com o Conselho Supremo de Antiguidades, as tumbas datam do século III antes de Cristo. As informações são da agência Efe.

Além das tumbas, foram encontradas quatro máscaras de gesso, um objeto coberto de ouro com desenhos dos quatro filhos do Deus Hórus, e utensílios de cerâmica e vidro.

Os arqueólogos encontraram também a múmia de uma mulher que mede 97 centímetros de altura e que está coberta com uma tampa de gesso colorido.

Após a descoberta, iniciou-se o processo de limpeza de várias moedas também encontradas no local para constatar o período ao qual pertencem. No oásis de Bahariya, 250 múmias foram descobertas em 1996 no chamado Vale das Múmias Douradas, onde se acredita que possa haver mais de 10 mil corpos mumificados.

Essa descoberta contribuiu para que essa região desértica se transformasse em um dos pontos de atração turística, sobretudo para excursões de safári pelo Saara ocidental.

.

As tumbas datam do século III antes de Cristo  Foto: EFE

As tumbas datam do século III antes de Cristo

Foto: EFE

.

Ao todo, quatorze tumbas foram encontradas  Foto: EFE

Ao todo, quatorze tumbas foram encontradas

Foto: EFE

.

Foi encontrado um pedaço de ouro com desenhos dos quatro filhos do  Deus Hórus  Foto: EFE

Foi encontrado um pedaço de ouro com desenhos dos quatro filhos do Deus Hórus

Fonte:Foto: EFE

..

Nenhum comentário: