segunda-feira, 19 de julho de 2010

Choque de planetas que formou a Terra


Estudo redefine data de choque de planetas que formou a Terra


Colisão entre dois planetas teria formado a Terra e a Lua Foto:  Divulgação

Colisão entre dois planetas teria formado a Terra e a Lua
Foto: Divulgação


Um estudo do Instituto Niels Bohr, da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, e do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, indica que a criação da Terra e da Lua ocorreu mais cedo do que se pensava. Teorias indicavam que os dois corpos surgiram há 4,537 bilhões de anos, cerca de 30 milhões de anos após a formação do sistema solar. Contudo, os pesquisadores afirmam que a formação ocorreu pelo menos 130 milhões de anos depois do que se imaginava.

A pesquisa, que foi publicada no jornal científico Earth and Planetary Science Letters, diz que a colisão entre dois planetas - uma espécie de "Prototerra" e Theia - levou à criação da Lua e da Terra. Os dois planetas que colidiram tinham os tamanhos de Vênus e Marte e tinham núcleos massivos de ferro e cobertos por mantos de silicatos (rochas).

No momento de sua formação a Terra teria uma temperatura de 7 mil °C, o suficiente para derreter o metal e as rochas e misturá-los. "Nós determinamos as idades da Terra e da Lua usando isótopos de tungstênio, que podem revelar se os núcleos ferrosos e as superfícies rochosas se misturaram durante a colisão", diz Tais W. Dahl, do Instituto Niels Bohr.

Nenhum comentário: