Phoenix capta pôr-do-sol derretendo gelo em Marte
Imagem captada pela Phoenix mostra a fina camada de gelo sobre a superfície de Marte |
Uma imagem captada pela sonda espacial Phoenix registrou o momento que uma fina camada de gelo na superfície de Marte se tornou visível e, minutos depois, derreteu devido ao Sol que se pôs no horizonte. Segundo a Nasa, a agência espacial americana, a fotografia foi tirada em 14 de agosto, no 79º dia da missão após a aterrissagem no planeta vermelho.
A agência espacial informou que o Sol estava 22 graus acima do horizonte, possibilitando à sonda ter uma idéia mais detalhada do relevo marciano. As cores da imagem foram retocadas pela fonte, identificando o desnivelamento da superfície.
No início de agosto, amostras de solo marciano analisadas pelos instrumentos da Phoenix identificaram a provável presença de perclorato, uma substância corrosiva que poderia excluir a possibilidade da existência de alguma forma de vida.
Porém, o principal cientista da missão, Peter Smith, explicou que a descoberta, que ainda deve ser confirmada por outras análises, não compromete em nada o caráter habitável do Planeta Vermelho.
A sonda Phoenix foi lançada em 4 de agosto de 2007, com o objetivo de pesquisar a zona do pólo norte do planeta vermelho, onde aterrissou com sucesso em 25 de maio de 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário