quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Nasa divulga imagem de labirinto negro em Marte

Nasa divulga imagem de labirinto negro em Marte


Imagem do Labyrinthus Noctis (Labirinto da Noite), região de Marte composta por cânions e vales com paredões íngremes, foi captada pela Mars ... Foto: Nasa/Divulgação

Imagem do Labyrinthus Noctis (Labirinto da Noite), região de Marte composta por cânions e vales com paredões íngremes, foi captada pela Mars Reconnaissance Orbiter

Foto: Nasa/Divulgação

A Nasa, agência espacial americana, divulgou nesta quinta-feira uma imagem de Labyrinthus Noctis (Labirinto da Noite, na tradução livre), uma região de Marte composta por cânions e vales com paredões íngremes. A fotografia foi captada pela câmera de alta resolução Imaging Science Experiment (Hirise) da sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter.

Para os cientistas, a zona é considerada notável pelo formato em labirinto que se estende abaixo da superfície em grande profundidade. Em algumas partes da formação, a terra é mais dura devido a deslizamentos de terras e há regiões onde o solo parece ter afundado.

Os pesquisadores acreditam que o Labyrinthus Noctis tenha sido formado pela atividade vulcânia na região de Tharsis, situada no equador do planeta vermelho.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: