sábado, 17 de maio de 2008

Crença:Alcorão

O Alcorão Sagrado, reconhece o fato de que Jesus (que a Paz esteja com ele), não teve nenhum pai humano, porém, isso não faz dele o filho de Deus, e nem Deus em pessoa, pôr este critério, Adão (que a Paz esteja com ele), estaria muito mais habilitado a ser o filho de Deus, porque ele não tinha pai, e nem mãe, pôr isso o Alcorão Sagrado, chama a atenção para a milagrosa criação de ambos, Deus o Altíssimo diz no Alcorão Sagrado:

''O exemplo de Jesus, ante Deus, é idêntico ao de Adão, que Ele criou do pó; então lhe disse: Seja! e foi." (3ª''Ó adeptos do Livro, não exagereis em vossa religião e não digais de Deus senão a verdade. O Messias, Jesus, filho de Maria, foi tão somente um Mensageiro de Deus e Seu Verbo, com o qual Ele agraciou Maria, pôr intermédio do Seu Espírito. Crede, pois, em Deus e em Seus Mensageiros e não digais: Trindade! Abstende-vos disso, que será melhor para vós; sabei que Deus é Uno.
Glorificado seja! Longe está hipótese de Ter tido um filho
A Ele pertence tudo quanto a nos céus e na terra, e Deus é mais do que suficiente Guardião.
O Messias não desdenha ser um servo de Deus, assim como tampouco o fizeram os anjos próximos de Deus.
Mas aqueles que desdenharam a Sua adoração e se ensoberbeceram, Ele os congregará todos ante Si.'' (4ª Al Nisa, versículos 171 e 172) ''Ele lhe ensinará o Livro, a sabedoria, a Torah e o evangelho.
E ele será um Mensageiro par os israelitas, e lhes dirá: Apresento-vos um sinal do vosso Senhor.
Plasmarei de barro a figura de um pássaro, à qual darei vida, e a figura será um pássaro, com beneplácito de Deus, curarei o cego de nascença e o leproso; ressuscitarei os mortos, com anuência de Deus, e vos revelarei o consumis e o que entesourais em vossas em casas. Nisso ha um sinal para vós, se sois fiéis.
Eu vim para confirmar-vos a Torah, que vos chegou antes de mim, e para liberar-vos algo que vos está vedado. Eu vim como um sinal de vosso Senhor. Temei a Deus, pois, e obedecei-me.
Sabei que Deus é meu Senhor e o vosso. Adorei-O, pois. Essa é a senda reta.''
(3ª Surata Imram, versículos 48 a 58)'E de quando Jesus, filho de Maria, disse: Ó israelitas, em verdade, sou o Mensageiro de Deus, enviado a vós, corroborante de tudo quanto a Torah antecipou no tocante às predições, e alvissareiro, de um Mensageiro que virá depois de mim, cujo nome será Ahmad! Entretanto, quando lhes apresentou as evidências, disseram: Isto é pura magia!'' (61ª Surata As Saf, versículo 6) 'E pôr blasfemarem e dizerem graves calúnias acerca de Maria.
E pôr dizerem: Matamos um Messias, Jesus, filho de Maria, o Mensageiro de Deus, embora não sendo, na realidade, certo que o mataram, nem o crucificaram, se não que isso lhes foi simulado. E aqueles que descordam, quanto a isso, estão na dúvida porque não possuem conhecimento algum, abstraindo-se tão somente em conjecturas; porém, o fato é que não o mataram.
Outrossim, Deus fê-lo ascender até Ele, porque é Poderoso, Prudentíssimo.
Nenhum dos adeptos do Livro deixara de acreditar nele (Jesus), antes da sua morte, e, o Dia da Ressurreição, testemunhara contra eles.'' (4ª Surata An Nisá, versículos 156 ao 159)

Quem foi a pessoa que foi crucificada em vez de Jesus ( que a Paz esteja com ele)?O Alcorão Sagrado não desenvolve esse ponto e nem fornece qualquer resposta a essa pergunta, os interpretes do Alcorão Sagrado sugeriram uns poucos nomes. Todavia, todos eles são frutos de suposições pessoais não sustentadas pelo Alcorão Sagrado ou pêlos dizeres do Profeta Muhammad ( que a Paz e a Benção de Deus estejam sobre ele).

O final da vida de Jesus ( que a Paz esteja com ele), na terra, está tão envolto em mistérios quanto a sua natividade, e ainda coma de fato, está também o período da maior parte da sua vida particular, com exceção dos três principais anos da seu sacerdócio.

Não será nada proveitoso discutir sobre as muitas dúvidas e conjecturas, existentes entre as primitivas ceitas cristãs, e entre os teólogos muçulmanos.Isto quer dizer que Jesus ( que a Paz esteja com ele), voltara antes do Dia do Juízo Final, novamente, a Segunda vinda não está claramente mencionada no Alcorão Sagrado, no entanto, os exegetas do Alcorão Sagrado entenderam o ultimo versículo da citação acima:

''Nenhum dos adeptos do Livro deixara de acreditar nele (Jesus), antes da sua morte, e, o Dia da Ressurreição, testemunhara contra eles.''

Como significando que Jesus ( que a Paz esteja com ele), e que todos os cristãos e judeus crerão nele antes dele morrer.

Essa forma de entender é sustentada pêlos dizeres autênticos do Profeta Muhammad ( que a Paz e a Benção de Deus estejam sobre ele). Islam: A Religião Da Coerência

A concepção fundamental do Islam é de que o Universo é criação de Deus (Allah em árabe), Dono e Senhor de todas as coisas, Ele é Uno e nada compartilha com Ele a Divindade. É Deus quem reina, sustenta e mantém o Universo.

Criou o homem e fixou para cada pessoa um período determinado que ele deve passar na terra. Deus lhe prescreveu um código de vida, mas ao mesmo tempo deu-lhe a liberdade absoluta de escolher se deve ou não adorá-lo. Quem opta por seguir este código revelado por Deus ao Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) é muçulmano (fiel, submisso a Deus) e quem opta por recusá-lo é Káfir (infiel, incrédulo).

A pessoa entra no Islam, quando crê sinceramente e professa a Unicidade de Deus e na Profecia de Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele). Estes dois requisitos de fé são expostos sucintamente na sentença: "Não há outra divindade além de Deus; Muhammad é Mensageiro de Deus. " A Unicidade de Deus

É uma concepção revolucionária o constitui a essência de todos os ensinamentos do Islam. Significa que só há um Criador para todo o Universo, Ele é Todo- Poderoso, Onisciente, Onipresente e Ele é Quem sustenta o mundo, e não precisa de ninguém.

Quem observa o poder inesgotável da natureza, a finalidade de sua criação, sua relatividade e destruição de tudo que é socialmente danoso, como poderia deixar de concluir, que, atrás dela há um Ser que abarca tudo e cujas atividades criadoras e incessantes se manifestam objetivamente através do Universo quase infinito; do vasto panorama da natureza, com seu charme e beleza que penetram o coração; o levante e o poente, ordenado do sol; a impressionante harmonia das estações; a seqüência do dia e da noite; o ciclo incessante da água; as flores o a vegetação delicada, sob nossos pés, tudo isso converge para um fato: Deus existe e é Único.Somos testemunha de uma ordem impecável no Universo. Será possível que não haja para isso um único ordenador? Temos diante dos nossos olhos uma beleza cativante e uma harmonia total em todo o seu funcionamento. Será possível que não precisam de um criador?

Observamos uma finalidade magnífica por trás da natureza, poderia ela prescindir de um planejador? Percebemos um objetivo grandioso na existência física e humana. Será possível que não existe uma vontade para promovê-la? O Universo é como um romance fascinante, escrito de forma descomunal. Poderia ele existir sem autor?

"Ó humanos, adorai o vosso Senhor, que vos criou, bem como a vossos antepassados, quiçá, assim tornar-vos-eis virtuosos. Ele fez-vos da terra um leito e do céu um teto, e envia do céu a água com a qual faz brotar os frutos para vosso sustento. Não atribuais semelhantes a Deus, conscientemente." (Alcorão Sagrado 2:21-22).A Unicidade de Deus é a doutrina fundamental para a qual Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) chamou a humanidade. E uma concepção metafísica importante que dá a resposta a todos os enigmas do Universo.

Ela nos indica a supremacia da lei no Universo, sob o véu de uma diversidade manifesta e aparente. Assim, o Cosmos representa uma visão unificada do mundo e oferece a nossos olhos um Universo integral. Isso está em contraste notável com os pontos de vista dos cientistas e filósofos que se preocupam com apenas exames superficiais, sem ter uma visão global do Universo.

A doutrina da Unicidade de Deus revela diante de nossos olhos a verdade. Depois de tatear na escuridão durante séculos, o ser humano começa a enxergar a veracidade desta concepção e o pensamento científico moderno caminha nesta direção. Não se trata, contudo, de uma simples concepção metafísica ou meras palavras jogadas a esmo, sem nenhum sentido. Trata-se de uma crença dinâmica e de uma doutrina revolucionária.Ela significa que todos os seres humanos são criaturas de um só Deus , e portanto, são todos iguais, a discriminação baseada na cor da pele, na classe social, na raça ou na terra não tem nenhum fundamento racional e não passa de ilusão.

Não passa de noções baseadas na ignorância que levara o ser humano à escravidão. A Humanidade forma uma única família, e não pode haver razões para esse tipo de barreiras, os seres humanos são iguais: Não há burguês ou proletário, branco ou negro, ocidental ou oriental.

O Islam estabelece, assim, a concepção revolucionária da Unidade dos seres humanos, o Mensageiro de Deus veio unir a humanidade com a palavra de Deus:

"E apegai-vos, todos, ao vínculo de Deus e não vos dividais; recordai- vos das Suas mercês para convosco, porquanto éreis adversários e Ele conciliou vossos corações e, mercê de Sua graça, converteste- vos em verdadeiros irmãos;..." (Alcorão Sagrado 3:103) Profecia de Muhammad

A segunda parte da sentença indica que Deus não abandonou o ser humano sem um guia quanto à conduta de sua vida, Ele revelou a Sua vontade a Seus mensageiros e Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) foi o último deles, crer num Profeta é crer na sua mensagem, aceitar a lei que ele transmite e seguir o código que ele ensina.

Assim, o segundo princípio fundamental do Islam é a crença na profecia de Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), aceitar a religião que ele ensinou e seguir as ordens que ele transmitiu, isso nos conduz automaticamente ao terceiro princípio fundamental do Islam. Crença no Dia do Juízo Final

O mundo, de acordo com os ensinamentos do Islam, é um lugar de provas, e o ser humano será julgado, ele terá que prestar conta de tudo que ele tiver feito. A vida na terra chegará a termo um dia, e após isto um outro mundo será estabelecido.

É a vida após a morte, onde o ser humano será recompensado ou punido por suas boas obras ou por seus erros e pecados. Aqueles que levarem no mundo atual uma vida de obediência a Deus, desfrutarão de uma felicidade eterna no outro mundo, e aqueles que desobedecerem as ordens, provarão os frutos amargos de sua desobediência, o Alcorão nos diz a respeito do Dia do Juízo Final:

"E a cada pessoa lhe penduramos ao pescoço a sua obra, e no Dia da Ressurreição, apresentar-lhe-emos um livro (um registro), que encontrará aberto. (E ser-lhe-á dito): Lê o teu livro! Hoje bastará tu mesmo para julgar-te." (Alcorão Sagrado17:13-14)"Aqueles que tiverem praticado o bem obterão algo melhor que isso; por outra, quem houver praticado o mal, (que saiba que) os malfeitores não serão recompensados, senão segundo o que houverem feito." (Alcorão Sagrado 28:84)

Assim, os princípios fundamentais da fé islâmica são em número de três:

1- Crença na Unicidade de Deus;

2- Crença na profecia de Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) e nos ensinamentos que ele transmitiu;

3- Crença no Dia do Juízo Final e na responsabilidade do ser humano por tudo que fizer nesta vida, devendo prestar contas a Deus naquele Dia.

Qualquer um que, professa e age de acordo com essas crenças é muçulmano, todas essas concepções são englobadas sucintamente na sentença:

"Não há outra divindade além de Deus; Muhammad é o Mensageiro de Deus. " Principais Características do Islam

"Eu sempre tive uma grande estima pela religião de Muhammad pois é cheia de vitalidade maravilhosa. É a única religião que me parece conter o poder de assimilar a fase evolutiva da existência - poder que pode se tornar tão atraente em toda época. Estudei este homem maravilhoso, e a meu ver, longe de ser o anti-cristo, ele deve ser chamado de salvador da humanidade. Penso que se um homem como ele tomasse a ditadura do mundo moderno, ele conseguiria resolver seus problemas de uma forma que traria a paz e a felicidade tão necessárias. Fiz uma previsão sobre a religião de Muhammad, que ela será aceita pela Europa de amanhã, como ela já começou a ser aceita pela Europa de hoje." (The Genuine Islam - Singapore - George Bernard Shaw)

A questão é saber quais são as características do Islam que atraíram no passado e que tornam esta religião atraente, mesmo na idade moderna. Alguns destes traços são enumerados a seguir: 1º- Simplicidade, Racionalismo e Praticabilidade:

O Islam é a religião que não tem nenhuma mitologia. Seus ensinamentos são simples e inteligíveis. Ele é desprovido de superstições e de crenças irracionais. A Unicidade de Deus, a Profecia de Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) e a concepção de uma vida após a morte são os artigos de base desta religião, estes artigos de fé se apóiam sobre a razão e firme lógica.

Todos os ensinamentos do Islam decorrem destas crenças fundamentais, simples e diretas. Não há nem hierarquia sacerdotal, nem idéias abstratas e forçadas, nem ritos ou rituais complicados. Cada um tem o dever de conhecer de perto o Livro de Deus, diretamente, e colocar em prática os ensinamentos e mandamentos que ele contem.

O Islam desperta no ser humano a faculdade racional, encorajado e o obriga a ver as coisas em sua verdadeira perspectiva, à luz da realidade.

" ... Dize: O Senhor! Aumenta-me em sabedoria." (Alcorão Sagrado 20:114) Dize: Poderão, acaso, equiparar-se os sábios com os insipientes?..." (Alcorão Sagrado 39:9)

"Criamos para o Inferno numerosos gênios e humanos com corações com os quais não vêem e ouvidos com os quais não ouvem. São como as bestas, quiçá pior, porque não compreendem." (Alcorão Sagrado 7:179)

O Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) disse.

"Aquele que sai de sua casa em busca do saber, anda no caminho de Deus."

Disse também:

"A busca do saber é dever de todo muçulmano e muçulmana."

Disse, também:

"Adquiram o saber pois, aquele que o adquire com a intenção de aprazar a Deus, faz um ato de piedade; aquele que o recorda louva a Deus; aquele que o leciona faz caridade; e aquele que o compartilha com os demais faz um ato de devoção a Deus."

E o Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) disse:"Deus não aceita intenções desacompanhadas de atos que confirmem a sinceridade das mesmas, e não aceita atos que não sejam movidos por boas intenções. "

Em suma, o Islam é uma religião simples, racional e prática, é assim que o Islam tira o homem do mundo das superstições e da ignorância e o introduz no mundo do saber e do conhecimento.

Além disso, o Islam é prático e não permite discussões teóricas fúteis que não conduzem a um conhecimento inequívoco, para esta religião, a fé não é apenas uma profissão de crenças, mas a engrenagem mestra da vida. Uma conduta reta deve acompanhar a crença em Deus. A religião deve ser vivida, e não deve ser um instrumento de louvor verbal e de palavras insinceras.

"Dize: (ó Muhammad) sou tão-somente um mortal igual a vós, a quem lhe foi revelado que vosso Deus é um Deus Único. Por conseguinte, quem espera o comparecimento ante seu Senhor, que pratique o bem e não associe ninguém a Ele." (Alcorão Sagrado 18:110) 2º- Unidade do Espírito e da Matéria:

Há um traço peculiar ao Islam: o de não admitir a divisão da vida em partes separadas - material e espiritual - e considera a vida como um todo, sustenta e proclama não uma negação da vida, mas a perfeição da mesma.

O Islam não aceita o ascetismo e não pede ao homem abster-se das coisas materiais, assegura que a elevação espiritual é alcançada por uma vida piedosa através das dificuldades, dos altos e baixos da vida e não por uma renúncia ao mundo, o Alcorão nos ensina a orar assim:

"... Ó Senhor nosso! Concede-nos a felicidade neste mundo e no mundo futuro e preserva-nos do tormento infernal." (Alcorão Sagrado 2:201)

Disse o Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele):

"O muçulmano que convive com seus semelhantes e suporta pacientemente os incômodos que lhe advêm disso é melhor do que aquele que se isola e não consegue suportar os incômodos das pessoas."Certa vez uma senhora queixou-se ao Profeta que seu marido estava em constante jejum, passava a noite a rezar e não dava atenção, devido a isso, a seus hospedes. O Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) chamou-o e lhe disse:

"Jejue e quebre o jejum; dorme e levante-se para rezar de noite, pois você tem dever para com seu corpo, dever para com seu cônjuge e dever para com o seu hospede."

O Islam, portanto, não admite nenhuma dissociação entre a matéria e o espírito, o temporal e o sacro e exalta o ser humano a consagrar toda a sua energia para a construção da vida sobre bases saudáveis. Ensina-lhe que os poderes espirituais devem ser conjugados aos poderes materiais para realizar a felicidade plena.

O mundo sofreu com a clara parcialidade de muitas religiões e ideologias. Algumas enfatizaram o lado espiritual da vida em detrimento do lado material e temporal, consideraram o mundo como se fosse uma ilusão, uma decepção e uma armadilha.De outro lado, as ideologias materialistas rejeitaram e abandonaram completamente o aspecto espiritual e moral, qualificando-o de fictício e imaginário, estas duas atitudes são na origem dos problemas que assolam a humanidade, privando-a da paz, da prosperidade e da tranqüilidade. Até em nossos dias, este desequilíbrio é evidente, o cientista francês ''Dr. de Brogbi'' disse muito bem:

"O perigo inerente a uma civilização muito materialista volta- se, em suma, contra ela mesma. É o desequilíbrio que resultaria, se um desenvolvimento da vida espiritual, manifestando-se paralela- mente, não conseguisse restabelecer o equilíbrio necessário."

O Cristianismo virou-se para um extremo o a civilização moderna virou-se para o extremo oposto. Segundo ''Lord Sneli'':"Nós erguemos uma estrutura externa bem proporcionada, mas esquecemos a necessidade essencial do lado interno. Fizemos muitos esforços para desenhar, decorar e polir o exterior da cúpula, mas a parede interna ficou toda deformada e bruta; colocamos todos os nossos conhecimentos acumulados e todos os nossos poderes a serviço do corpo, mas negligenciamos a alma, deixando-a se empobrecer."

O Islam visa estabelecer um equilíbrio entre esses dois aspectos da vida, seus ensinamentos respondem às necessidades tanto espirituais como temporais do ser humano, ordena-lhe purificar a alma e, reformar a vida material, tanto a individual como a coletiva e estabelecer o direito no lugar da força e a virtude no lugar do vício, assim, o Islam é a favor do caminho do meio.

3º- Um Modo de Vida Completo:

O Islam não é uma religião no sentido comum e deformado da palavra, limitando seu alcance ao domínio privado da vida do ser humano, é um modo de vida completo que responde a todas as necessidades da existência humana.O Alcorão pede ao ser humano que abrace o Islam em sua totalidade, sem nenhuma reserva. De fato, infeliz o dia em que os objetivos o as atividades da religião foram limitados à esfera da vida privada do ser humano, e quando seu papel social e cultural foram reduzidos a nada.

"Jamais enviamos um mensageiro que não fosse para ser obedecido como Deus ordena..."(Alcorão Sagrado 4:64)

"Qual! Por teu Senhor não crerão até que te tomem por juiz de suas dissensões e não objetem ao que tu tenhas sentenciado, e aceitem (o seu julgamento) de bom grado." (Alcorão Sagrado 4:65)

Mesmo um estudo superficial dos ensinamentos do Islam nos mostra que é um modo de vida completo e perfeito que abrange tudo.

4º- Equilíbrio Entre o Individualismo e o Coletivismo:Há um outro aspecto particular ao Islam: Estabelecimento de um equilíbrio entre o individualismo e o coletivismo. Ele reconhece a personalidade individual do ser humano e assegura que cada indivíduo é responsável diante de Deus, a Quem deverá prestar conta de todos os seus atos.

Garante os direitos fundamentais dos indivíduos e não permite que ninguém viole estes direitos. Considera como um dos principais objetivos o pleno e saudável desenvolvimento da personalidade humana. Não compartilha do princípio ideológico de que o homem deve perder sua individualidade para o bem da coletividade, da sociedade ou do Estado:

"Acaso, não foi inteirado de quanto encerram os livros de Moisés? E os de Abraão, que cumpriu (suas obrigações)? Que nenhum pecador arcará com culpa alheia? E que o homem não obtém senão o fruto de seu proceder? E que seu proceder será examinado? Depois, ser-lhe-á retribuído com a mais eqüitativa recompensa? " (Alcorão Sagrado 53:36-41)De outro lado, desperta no ser humano o sentido da responsabilidade social e recomenda ao indivíduo cooperar para o bem da sociedade. A oração é feita em congregação, o que incute a idéia da disciplina social. A obrigação do Zakat recai sobre cada um, individualmente:

"Em seus bens, os mendigos e os desafortunados têm um direito determinado." (Alcorão Sagrado 51:19)

A luta na causa de Deus foi instituída como obrigação, o que significa que o indivíduo deve, quando necessário, dar até a vida na defesa e proteção do Islam e do Estado Islâmico.

Em suma, o Islam não enfatiza o direito individual em detrimento do social e estabelece um equilíbrio entre os dois e destina a cada um o que lhe é de direito.

5º- Universalismo e Humanismo:

A mensagem do Islam destina-se à humanidade inteira. Deus no Islam é o Senhor de todas as criaturas e o Profeta Muhammad é o mensageiro de Deus a todos os seres humanos: "E não te enviamos senão como alvissareiro e admoestador para a totalidade dos humanos..." (Alcorão Sagrado 34:28)

"Bendito seja Aquele Que revelou o discernimento a seu servo (o Profeta Muhammad), para que fosse admoestador da humanidade." (Alcorão Sagrado 25:1)

O Islam estabelece a igualdade entre todos os homens, qualquer que seja a cor de sua pelo, sua língua, sua raça ou nacionalidade. Dirige-se e faz o apelo à consciência de todos os homens e derruba todas as barreiras artificiais de raça, estatuto e riqueza.

Não se pode negar que estas barreiras sempre existiram e continuam a existir, numa época que se diz muito esclarecida. Assim, o Islam sustenta um ponto de vista internacional na sua perspectiva dos problemas humanos e não admite as barreiras, as distinções e as disputas nacionais, trazendo uma mensagem de vida, de esperança e prometendo um futuro glorioso. 6º- O Permanente e o Imutável:

O Islam representa esta ideologia que satisfaz as exigências de estabilidade e de mudança. Uma reflexão mais profunda nos revela que a vida não é nem tão rígida que não admite mudança, e nem flexível, pura e simplesmente.

Os problemas fundamentais da vida permanecem os mesmos em todas as épocas e em todos os lugares, mas as formas e os métodos de resolvê-los e as técnicas empregadas para tratar estes problemas mudam ao longo dos tempos. O Islam considera as duas possibilidades.

O Alcorão e a tradição do Profeta Muhammad contêm a orientação eterna de Deus a suas criaturas. O conhecimento e sabedoria de Deus vão além dos parâmetros de tempo e de espaço, e sob este aspecto os princípios de conduta e de comportamento ditados pela orientação divina se baseiam num conhecimento profundo da natureza do ser humano, e por isso são eternos.Mas Deus nos deu apenas os princípios e deixou-nos a tarefa de aplicá-los em todos os tempos, de acordo com o espírito e as condições que prevalecem nas diferentes épocas.

É notável que o Islam tenha aberto a porta para a diligência própria do homem em deduzir, à luz dos princípios eternos do Alcorão e da tradição do Profeta, soluções para as novas situações que surgem com o passar do tempo.

Uma das bases da jurisprudência islâmica é exatamente o ljtihad (diligência própria e esforço dos sábios muçulmanos em achar soluções aos problemas de ordem jurídicas que surgem e que não possuem similares no passado). É mediante o ljtihad que os sábios muçulmanos de cada época tentaram implantar e aplicar a orientação divina para a solução dos problemas de seu tempo.Vemos então que os princípios islâmicos são eternos e permanentes, enquanto que o método em- pregado para a sua aplicação pode sofrer mudanças, conforme as necessidades particulares de cada época. É a razão porque o Islam guarda toda a sua prestinez e continua tão moderno quanto no alvorecer do dia seguinte.

7º- Os Arquivos Completos dos Ensinamentos são Preservados:

Finalmente, há o fato de que os ensinamentos do Islam são preservados na sua forma original, e a orientação divina está sempre disponível, sem nenhuma alteração. O Alcorão é revelado por Deus e foi transmitido minuciosamente ao longo da história, de modo que passaram-se mais de 1400 anos e este Livro permanece na sua forma original.Compilações autênticas da vida do Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) e de seus ensinamentos são disponíveis. Não há adulterações nesses arquivos históricos e únicos em seu gênero.

A tradição do Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) foi transmitida com uma precisão e autenticidade sem precedente. Mesmo os críticos não muçulmanos aceitam este fato inegável. O professor Reynold A. Nicholson, na página 143 de seu livro "Literary History of the Arabs" afirma:

"O Alcorão é um documento humano ao extremo, refletindo cada fase da relação de Muhammad aos eventos externos de sua vida; temos, então, aí matérias de uma autenticidade única e incontestável, para traçar a origem e o primeiro desenvolvimento do Islam. Tais matérias não possuem equivalente no budismo, cristianismo, ou qualquer outra religião antiga."Estas são algumas das peculiaridades evidentes do Islam. Elas estabelecem sua superioridade como sendo a religião mais adequada ao ser humano, a religião do futuro. Estes aspectos tocaram os sentimentos e foram apreciados por milhares de pessoas no passado e no presente, e deixaram claramente que o Islam é a religião da verdade e também o melhor caminho para o homem; e continuará a tocar os corações no futuro.

Os homens dotados de coração puro e um desejo sincero de achar a verdade continuarão a dizer para sempre:

"Testemunho que não há divindade além de Deus, e que Muhammad é Seu servo e Mensageiro." A Trindade



A doutrina da Trindade divide a Deidade em três Pessoas Divinas separadas e distintas: Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo. O credo Atanasiano declara:



"Há uma pessoa que é o Pai, outra que é o Filho, e outra que é o Espírito Santo. Mas a Deidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo é uma só; a Glória é igual, a Majestade co-eterna... O Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. E, no entanto, eles não são três Deuses, mas um só Deus... Portanto, somos compelidos pela declaração cristã a reconhecer em cada pessoa ser ela Deus e Senhor, também somos proibidos pela religião católica de dizer que estes sejam três Deuses, três Senhores."



Isto é obviamente uma auto-contradição. É o mesmo que dizer que um mais um, mais um são três, mas que são ao mesmo tempo um. Se existem três pessoas divinas separadas e distintas e cada urna delas é Deus, então é por- que há três Deuses.A Igreja Cristã reconhece a impossibilidade de conciliar a crença em três seres Divinos, com a unicidade de Deus, e conseqüentemente declara que a doutrina da Trindade é um mistério, no qual a pessoa deve acreditar cegamente. Eis o que escreve o Reverendo J. F. De-Groot no seu livro "Catholic Teaching" (Ensinamento Católico):



"A Mais Sagrada Trindade é um mistério no sentido mais estrito da palavra. A razão sozinha não pode provar a existência de um Deus Triuno, é a Revelação que o ensina. E mesmo depois que a existência do mistério nos foi revelada, permanece impossível para o intelecto humano entender como Três seres têm só uma única Natureza Divina.“



É bastante estranho que o próprio Jesus (que a Paz esteja sobre ele); jamais sequer mencionou a Trindade. Ele ou não sabia ounada disse sobre existirem três Pessoas Divinas na Deidade. A concepção dele de Deus não era em nada diferente à dos profetas israelitas anteriores, que sempre haviam pregado a Unicidade e nunca a Trindade de Deus. Jesus (que a Paz esteja sobre ele); não fez senão ecoar os profetas que o antecederam quando disse:



"O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouve, é Israel: Jeová, nosso Deus, é um só Jeová; e tens de amar a Jeová teu Deus, e de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda a tua mente, e de toda a tua força." (Marcos 13: 29 e 30)



Ele acreditava em Um Ser Divino, Um Deus, como é evidente do ditado que segue:



"É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar e é somente a Ele que tens de prestar serviço sagrado." (Mateus 4: 10)A doutrina da Trindade foi cunhada pelos cristãos cerca de trezentos anos depois de Jesus (que a Paz esteja sobre ele); Os quatro Evangelhos Canônicos, escritos entre os anos 70 e 115 da era Cristã, não contém qualquer referência à Trindade. Nem Paulo, que introduziu muitas idéias estrangeiras no Cristianismo sabia de qualquer coisa sobre o Deus Triuno.



A New Catholic Enciclopedia (Nova Enciclopédia Católica), que ostenta o Nihil Obstat e o Imprimtur que indicam a aprovação oficial (da Igreja), admite que a doutrina da Trindade era desconhecida aos primeiros cristão e de que ela foi formulada no final do quarto século.



"É difícil, na segunda metade do século 20, oferecer uma narração clara, objetiva e honesta da revelação, da evolução doutrinária eÉ difícil, na segunda metade do século 20, oferecer uma narração clara, objetiva e honesta da revelação, da evolução doutrinária e da elaboração teológica do mistério da Trindade. O debate Trinitário, tanto pelos católicos-romanos, como por outros, tem um delineamento algo incerto. Duas coisas aconteceram. Há o reconhecimento por parte dos exegetas e teólogos bíblicos, incluindo um número sempre crescente de católicos-romanos, de que não se deve falar do Trinitarismo no Novo Testamento sem uma autenticação mais séria. Há também o reconhecimento bastante paralelo por parte dos historiadores do dogma e dos teólogos sistemáticos, de que quando se fala de um Trinitarismo não-corroborado, está-se transferindo o período das origens do Cristianismo para, digamos, o final do século quatro. Foi somente nesta época que aquilo a que poderíamos chamar de dogma Trinitário definitivo ‘’um Deus em três seres" foi assimilado decisivamente na vida e no pensamento cristão." Um pouco mais adiante a mesma Enciclopédia (página 299) diz ainda mais decididamente:



"A formulação ‘’um Deus em três’’ não estava solidamente integrada à vida cristã e na sua profissão de fé antes do final do século 4. No entanto, é precisamente essa formulação que reivindicou o título de dogma Trinitário. Entre os padres apostólicos nada havia que sequer remotamente se aproximasse de tal pensamento ou perspectiva. "



Portanto, a doutrina da Trindade não foi ensinada por Jesus, não é encontrada em lugar algum da Bíblia (quer no Antigo quer no Novo Testamento), era completamente estranha ao pensamento e perspectiva dos primeiros cristãos; tendo-se tornado parte da fé cristã mais para o final do quarto século.Considerado também racionalmente, o dogma da Trindade é insustentável. Ele não é apenas algo além da razão, como é também repugnante a esta. Como dissemos antes, a crença nos três seres Divinos é incompatível com a unicidade de Deus. Se existem três seres distintos e separados, então devem existir três essências distintas e separadas, já que cada pessoa é inseparável de sua essência.


Alcorão do século XVI


Portanto, se o Pai é Deus, o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus, então, a não ser que o Pai, o Filho e o Espírito Santo sejam três declinações distintas, eles devem ser três Essências distintas, e conseqüentemente, três Deuses distintos. Outrossim, as três Pessoas Divinas ou são infinitas ou finitas. Se infinitas, então existem três Infinitos distintos, três Onipotentes, três Eternos, e portanto, três Deuses.Se eles são finitos, então somos levados ao absurdo de conceber um Ser Infinito como tendo três modos finitos de subsistência ou três seres que são separadamente finitos que conjuntamente formam um infinito. O fato' é que se os Três seres são finitos, então nem o Pai, nem o Filho, nem mesmo o Espírito Santo é Deus.



A doutrina da Trindade foi desenvolvida em conseqüência da divinização de duas criaturas, Jesus e o misterioso Espírito Santo, e a associação deles com Deus, como seus parceiros na Divindade ou Figura Divina. Tal como é explicada na literatura cristã, ela (a Trindade) representa a personificação separadamente de três atributos de Deus.



Quer seja considerada do ponto de vista histórico ou de outro qualquer, constitui uma regressão da teologia racional para a mitologia. Visto que na raiz de todas as mitologias está a tendência irracional da mente humana de divinizar grandes personagens e personificar as forças e atributos impessoais passando a representá-los como seres Divinos.O Islam ensina a pura e simples Unicidade de Deus, Ele apresenta uma concepção de Deus que está liberta de fantasias antropomórficas ou mitológicas. Ele afirma a unicidade de Deus e diz que Ele não tem parceiros na Sua Deidade. Ele é só uma pessoa e só uma essência - os dois sendo inseparáveis e indistintos.



Alcorão do século XV exposto em Lisboa


Ele é o Auto-Suficiente, de Quem tudo depende, e Quem não depende de ninguém. Ele é o Criador e Provedor de tudo, o Boníssimo, o Todo-Poderoso, o Onisapiente, o Amantíssimo, o Misericordioso, o Eterno e o Infinito. Ele nem gerou nem foi gerado. Nada pode se originar d'Ele e tornar-se Seu igual na Divindade:



"Dize: Ele é Deus, o Único; Deus! O Absoluto! Jamais gerou ou foi gerado. E ninguém é comparável a Ele." (Alcorão Sagrado 112:1 ao 4)"Vosso Deus é Um só. Não há mais divindade além d'Ele, o Clemente, o Misericordiosíssimo. Na criação dos céus e da terra, na alternação do dia e da noite; nos navios que singram o mar para o benefício do homem; na água que Deus envia do céu, com a qual vivifica a terra, depois de haver sido árida e onde disseminou toda espécie animal; na mudança dos ventos; nas nuvens submetidas entre o céu e a terra, (nisso tudo) há sinais para os sensatos”. (Alcorão Sagrado 2:163 e 164)



"Deus! Não há mais divindade além d'Ele, Vivente, Subsistente, a Quem jamais alcança a modorra ou o sono; Seu é tudo quanto existe nos céus e na terra. Quem poderá interceder junto a Ele sem Sua anuência? Ele conhece tanto o passado como o futuro e eles (os humanos) nada conhecem de Sua ciência, senão o que Ele permite. Seu Trono abrange os céus e a terra, cuja preservação não O abate, porque é o Ingente, o Altíssimo.” (Alcorão Sagrado: 2:255)


Texto:Marco Antônio Quintella Santos


"Não será a bondade a recompensa da bondade? (Alcorão LV, 60)"
(Caligrafia de Hassan Massoudy)

Estrela:Astro Sol e a Crença

Jesus histórico não nasceu na madrugada de 24 para 25 de dezembro do Ano Zero. Indicações contidas nos próprios Evangelhos, especialmente a menção a Herodes, permitem deduzir que ele nasceu seis anos antes da data oficial. AriesQuanto ao dia, uma engenhosa interpretação da Estrela de Belém à luz das noções astrológicas da época (e que, portanto, teriam sido usadas pelos legendários "Reis" Magos) sugere que foi 17 de abril. Nessa data, ocorreu uma ocultação de Júpiter pela Lua em Áries, na parte leste do céu, onde o texto bíblico diz que estava a Estrela de Belém. Para os astrólogos do período romano, a ocultação de Júpiter pela Lua indicava o nascimento de um rei divino e Áries era o signo associado aos judeus e à Palestina.

Mas, embora o 24 de dezembro não seja uma data histórica, tem um significado simbólico. Probuscoin Nesse dia, os romanos celebravam o festival do Sol Invictus, que comemorava o renascimento do Sol após o solstício de inverno no hemisfério norte. A opinião tradicional é que os primeiros cristãos se apropriaram da data como parte de um programa deliberado de incorporar elementos pagãos tradicionais a fim de tornar o cristianismo atraente para os não-cristãos. Esse mesmo programa levou ao costume de transformar os antigos templos da Grande Deusa em igrejas consagradas à Virgem Maria e a canonizar santos que não passavam de divindades pagãs cristianizadas, como São Jorge, que é a versão cristã de Ares/Marte. Incidentalmente, deve-se notar que essa cristianização do paganismo também implicava inevitavelmente em uma paganização do cristianismo, de modo que vários símbolos tradicionais foram preservados sob uma nova forma.

ChristjuliiO que é importante notar é que essa releitura do paganismo à luz da nova religião não era arbitrária. A Virgem Maria de fato é uma nova encarnação do arquétipo da Grande Mãe e São Jorge realmente incorpora as mesmas energias arquetípicas que o mundo greco-romano personificava em Ares/Marte. Da mesma forma, em termos simbólicos, o nascimento de Cristo é análogo ao surgimento do Sol Invictus em 24 de dezembro, daí a coincidência das datas e a razão pela qual, nos primeiros séculos do cristianismo, era comum encontrar representações de Cristo com os atributos solares de Hélios-Apolo. Mas qual é o significado simbólico do Sol Invictus?

A luz da consciência. - Num primeiro nível de leitura, o nascimento do Sol após o solstício de inverno representa o triunfo da vida (o Sol) sobre as forças da morte (os rigores do inverno). Mithra_sol_invictus O festival do Sol Invictus faria parte, assim, dos festivais ligados ao ciclo agrário. Mas o significado da data não se esgota nesse nível naturalista de interpretação. Como Jung mostrou, o simbolismo mitológico não é uma relação binária entre uma imagem mítica e um elemento natural (a Grande Mãe = natureza, por exemplo), mas uma relação ternária, na qual tanto a imagem mítica quanto o elemento natural são tomados como símbolos de uma realidade psíquica (a Grande Mãe = natureza = inconsciente, para continuar com o exemplo).

Dessa forma, a divindade solar, seja Hélios-Apolo ou Cristo, não é meramente uma representação antropomórfica do Sol, mas a personificação de um aspecto da psique que também é simbolizado pelo Sol. Dienatalis Uma vez que o Sol é um dos símbolos mitológicos mais antigos, difundidos e importantes, não é fácil resumir seu significado em poucas palavras. Mas, por baixo de todas as nuances e matizes que o simbolismo solar assumiu ao longo de milhares de anos, o núcleo de significado é relativamente simples: a luz do Sol simboliza a luz da consciência e o astro da qual ela emana representa a fonte da consciência, ou seja, o Si-mesmo. Em outras palavras, quando o solstício de inverno começou a ser comemorado, sua finalidade original era celebrar o nascimento da consciência a partir das trevas do inconsciente, isto é, o momento na história (coletiva ou individual) em que o ser humano torna-se uma criatura consciente.

The Winter of Our Discontent. - Esse significado original, porém, ganha uma Luciferglad_daywebcamada mais profunda quando levamos em conta que a consciência que emerge do inconsciente ainda não é o produto final, acabado. O desenvolvimento da consciência é um processo, a individuação, que, como se viu em outra parte, pode ser grosseiramente dividido em duas etapas. Na primeira, a fim de que possa se diferenciar do inconsciente, a consciência precisa ser contida pelo ego, que fornece um espaço no interior do qual ela pode se desenvolver. É por isso, aliás, que o Sol algumas vezes também simboliza o ego, na qualidade de portador da luz (lucis fer) da consciência. Esse casulo protetor do ego é constituído não apenas pelo eu individual, mas também pelas estruturas sociais que são um prolongamento do ego na esfera coletiva.

No entanto, chega um determinado estágio em que a consciência atinge o máximo que é possível crescer dentro dos limites estreitos do ego e da sociedade. Para que ela possa desenvolver plenamente seu potencial, a consciência precisa superar esses limites, e aqui as estruturas egóicas passam a desempenhar um papel semelhante ao que o inconsciente desempenhava originalmente, a saber, um empecilho à consciência. Neste ponto, o simbolismo inicial do Sol Invictus passa a representar não apenas a consciência brotando do inconsciente, mas a transcendência das forças egóicas, individuais e coletivas, que impedem a plena realização do Si-mesmo. BlakehecateO inverno já não encarna somente a inércia inconsciente, mas torna-se uma representação dramática do que Shakespeare chamou de winter of our discontent, o inverno de nossa desesperança, que podemos assimilar, através de um jogo de palavras menos forçado do que parece, à civilization and its discontents freudiana. Em outras palavras, o estado de sístase.

Sol_invictus Se o nascimento da consciência era o significado exotérico do nascimento do Sol Invictus, seu sentido esotérico é o triunfo da consciência sobre o inconsciente e o ego, a dissolução do estado de sístase e a plena encarnação do Si-mesmo no indivíduo. É essa encarnação que o mito de Cristo dramatiza e é essa encarnação que Nietzsche anunciava como o advento do Super-Homem, a realização integral de nosso potencial como seres humanos dotados de uma essência divina. Se há algo que vale a pena comemorar no Natal, é esse advento.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Crença: Estrela de Belém











A "estrela de Belém"...

era uma estrela?












Há quase dois mil anos, segundo conta o evangelho, apareceram em Jerusalém uno magos vindos do Oriente, enfrentando uma longa viagem e os receios do rei Herodes, para trazer ouro, incenso e mirra

a um menino recém-nascido num estábulo.

O mistério dos Astrónomos

Como eles próprios o relataram, no fim do seu cansativo périplo, tinham-se posto a caminho porque viram uma estrela no Oriente, que os veio guiando precisamente até ali, tendo então desaparecido.

Quando os magos se apresentaram diante Herodes, o velho déspota, que se encontrava nos últimos anos da sua vida, cheio de complexos persecutórios e ensombrado por conluios, ficou enormemente perturbado. E reunindo numa das salas do seu palácio com os sábios da corte e os recém-chegados, procurou averiguar mais sobre aquela estrela e o tempo da sua aparição.

Desde então, muitos astrónomos, eruditos, exegetas e cientistas, prosseguiram com as investigações iniciadas por Herodes e a sua gente, tentando elucidar aquele luminoso fenómeno celeste, e ao longo da História propuseram diversas teorias e aventaram várias opiniões que até hoje não conseguiram esclarecer o mistério.

1ª hipótese: uma estrela nova?

A hipótese que parece impor-se com maior naturalidade, uma vez que o próprio Evangelho a sugere ao chamar estrela (astér) àquele fenómeno, é que se trata de uma estrela denominada nova.

Segundo os astrónomos, certas estrelas em determinados momentos das suas vidas adquirem uma intensidade tal, que chegam a multiplicar 100.000 vezes a sua própria luz. Este acidente no decurso da evolução de uma estrela, e que dura apenas uns meses, tem características tão espectaculares que parece o nascimento de uma nova estrela. Daí o seu nome.

Embora este facto apenas tenha sido bem precisado com a astronomia moderna, contudo já Hiparco de Rodas no séc. II a.C. conta ter detectado uma estrela nova cerca do ano 134, de tal brilho que podia ver-se à luz do dia.

Mas foi em 1572 quando se observou a famosa estrela nova que deu origem à teoria. Avistaram-na uns navegantes espanhóis e durante um mês inteiro brilhou tanto como Vénus, até se extinguir.

Com estes dados, no séc. XVIII Goodrich formulou uma teoria. Deduziu que essa estrela se deixava ver cada trezentos anos e que foi, segundo a sua opinião, a estrela que surpreendeu os magos.

Esta hipótese explicaria como eles podiam viajar durante o dia guiados pela estrela, e porque motivo, após alguns meses, o tempo suficiente para conduzir a sua viagem desde o Oriente, desapareceu.

2ª hipótese: o Cometa Halley?

Uma Cometa Halley, tal como foi visto em 1986.segunda teoria, já defendida por Orígenes no séc. II, diz que se tratou de um cometa. Com efeito, segundo os relatos, o nascimento de vários personagens famosos da antiguidade como Mitrídates, rei do Ponto, e o imperador Augusto, tinha sido precedido pela aparição de um cometa.

Dentre os 1.500 que conhecemos actualmente, o mais espectacular é o cometa Halley, que atinge uma longitude aparente de 150 graus e uma extensão linear de uns 30 milhões de quilómetros.

O cometa Halley é conhecido há séculos. O célebre pintor florentino Giotto, que contemplou a sua imponente aparição e pôde conhecê-lo, já o pintou nFresco da "Adoração dos Magos", de Giotto di Bondone. Tendo visto o cometa Halley em 1301, este pintor, escultor e arquitecto italiano de Florença (1267-1337), representou a estrela de Belém sob a forma de um cometa semelhante. A pintura feita em 1304-1306, encontra-se na capela Scrovegni, de Santa Maria dell'Arena, em Pádua, e mede 200x185 cm.o seu famoso óleo da Adoração dos Magos como a estrela de Belém. Voltou a aparecer em 1682, e então o astrónomo inglês Edmond Halley conseguiu estudá-lo atentamente. Mais tarde apresentou-se em 1785, em 1910, e finalmente em 1986.

Segundo os cálculos dos astrónomos ocidentais, o cometa Halley apareceu em fins de Agosto do ano 12 antes de Cristo, o qual nos aproximaria bastante do nosso acontecimento. Mas esta data obrigar-nos-ia a retroceder demasiado na data do nascimento de Cristo.

Além disso, hoje há outro dado contra: é que, segundo as crenças populares antigas, a aparição de um cometa pressagiava acontecimentos nefastos: terramoto, seca, guerra ou peste. Dificilmente poderia ter sido visto como um signo divino do Messias.

3ª Hipótese: uma conjunção de planetas?

A terceira ideia, sugerida pelo astrónomo alemão Johannes Kepler (1571-1630), defende que não foi uma estrela que guiou os magos até Belém, mas dois planetas que, ao aproximarem-se, multiplicaram a sua luminosidade. De facto observando os céus em Dezembro de 1603, contemplou atónito como entravam em conjunção Júpiter (o planeta real) e Saturno (a estrela dos gigantes) na constelação de Piscis (o signo da água, ligado ao rito cristão do baptismo). Esta conjunção, que volta a produzir-se cada 805 anos, ter-se-ia verificado no ano 7 a.C., mais exactamente a 29 de Maio.

Em geral não é possível observar uma conjunção de planetas à vista desarmada. Contudo, a do ano 7 a.C. foi visível, e no céu da Palestina os dois astros teriam aparecido como um só muito luminoso, insólito para a visão humana. Por este motivo, teria sido considerado como um sinal especial da divindade, sobretudo tendo em conta que se repetiu duas outras vezes naquele ano, em Outubro e em Dezembro.

E como hoje sabemos que Jesus não nasceu no ano 1, como antes se julgava, mas cerca do ano 7 a.C., este fenómeno celeste coincidiria perfeitamente com a data mais provável do nascimento do Salvador. Tal facto faz com que esta hipótese seja a mais aceite entre os que interpretam literalmente o relato evangélico.

Os caprichos de uma estrela

Mas, se agora prestarmos atenção ao que diz S. Mateus no seu Evangelho, dar-nos-emos conta de que todo o esforço em considerar historicamente o relato da estrela e tratar de identificá-la com uma nova, um cometa, um meteorito ou qualquer outro fenómeno astronómico, lamentavelmente leva-nos por um caminho errado. Basta analisar por um momento as particularidades do relato (Mt 2,1-12), para compreender que a descrição da estrela contradiz a realidade do mundo planetário e estelar.

De facto, o curso aparente dos astros no céu segundo a nossa posição a partir da Terra é do Oriente para o Ocidente. Ora bem, se realmente chegaram à Palestina uns magos do Oriente guiados por uma estrela, tiveram que vir: ou pelo Norte (seguindo a meia-lua fértil), ou pelo Sul (através da zona chamada Arabá). Os biblistas tendem mais a inclinar-se por esta última rota, pois pensam que os magos procediam da região da Arábia. Pôde, então, uma estrela fazer um percurso do Sul para o Norte?

Mas há mais. Diz o Evangelho que, uma vez chegados a Jerusalém, a estrela continuou a guiá-los até Belém, cidade que se encontra 8 quilómetros ao Sul (Mt 2,9). Que estranho corpo celeste é este, que viaja primeiro de Sul para Norte e logo a seguir de Norte para Sul? Os astros não podem andar ziguezagueando pelo céu. Além disso, nenhuma crónica histórica da época regista um episódio com estas características.

Responsável pela tragédia?

Mais adiante, Mateus continua a relatar que a estrela, que ia à frente dos magos, chegou ao destino e se deteve no lugar exacto onde se encontrava o menino Jesus (Mt 2,9). Pode uma estrela fazer semelhante acrobacia e deter-se num ponto exacto? Já S. João Crisóstomo, no séc. IV, duvidava disso.

Mas se, mesmo assim, alguém quisesse a toda a custa salvar a realidade da estrela, dizendo que se trata de um milagre feito por Deus (o qual, sendo todo-poderoso, pode fazer com que um astro trace no céu a órbita que Ele quiser), então terá que explicar uma última dificuldade. É que a estrela comete um erro terrível: em vez de guiar os magos directamente para Belém condu-los a Jerusalém.

Sem tal erro, Herodes não teria sabido do nascimento de Jesus e ter-se-ia evitado todo o drama da morte dos inocentes. Pode um sinal guiado por Deus cometer tão macabro deslize? Estaria Mateus realmente a pensar numa estrela do céu, ao escrever estas coisas?

Se a estrela do relato não era um fenómeno celeste, então é um símbolo, e por isso deve ter algum significado.

Simbolismo da estrela

Isto leva os autores modernos a perguntarem-se: qual é o sentido da estrela no relato de Mateus?

Hoje os biblistas defendem que Mateus compôs este passo para expor a tese da universalidade da salvação. Assim, cada elemento da narração simbolizaria uma realidade diferente: os magos representam os pagãos; Herodes, os judeus; e a estrela, a fé.

Mateus tem consciência de que o povo judeu é o povo eleito e tem um privilégio por cima de todas as outras nações. Por isso, a estrela (fé) não pode guiar os magos (paganismo) directamente a Jesus. O judaísmo conservava a sua posição de privilégio: só por intermédio dele era possível chegar até ao salvador.

É por isso que, no relato, a estrela não guia os magos a Belém, mas a Jerusalém, para que seja Herodes (o judaísmo) a levá-los até Jesus. A estrela, pois, não erra, mas cumpre a sua missão, levando os pagãos a confrontarem as suas inquietações com os judeus.

Um privilégio recusado

Mas o judaísmo (Herodes) rejeita Jesus. Então, o caminho fica livre para os pagãos poderem ir, guiados pela estrela (fé), até ao próprio lugar onde se encontra o Salvador.

Qualquer privilégio tem a sua obrigação correspondente. Por isso o evangelista recorda que Israel estava muito mais obrigado a receber o Messias, pois tinha as luzes necessárias para descobri-lo no menino Jesus. Até o seu nascimento em Belém proclamava aos quatro ventos que o reino messiânico tinha chegado.

Mas o relato dos magos ensina-nos que o judaísmo renuncia voluntariamente à sua posição singular. Não quer ir ao encontro do Messias. Recusa-o. E mais: considera-o um usurpador e um perigo. E recusando conduzir o mundo gentio até onde Jesus se encontrava, renuncia voluntariamente aos privilégios que lhe eram outorgados pela sua situação de povo eleito.

E é então, e só então, que se abrem as portas ao paganismo para se aproximar directamente de Jesus. Já não precisa de chegar ao Salvador através do judaísmo. O povo antigo cede a passagem a outro novo.

Portas abertas desde cedo

Ao narrar este episódio da estrela, Mateus está a contar algo que aconteceu depois da ressurreição de Cristo. A maior parte dos judeus rejeitou Jesus, de modo que, nos tempos do evangelista, as autoridades judaicas eram hostis aos cristãos, perseguiam-nos e encarceravam-nos. Ao passo que os pagãos, isto é, os não judeus, aceitaram a nova fé e entraram em massa nas comunidades cristãs.

Então, face a este fenómeno, Mateus fez recuar a chegada dos pagãos para a altura do nascimento de Jesus, e narrou-a como se com o seu nascimento já se tivessem aberto as portas do cristianismo a todos os povos gentios.

A estrela brilha para todos

Os escribas e sumos-sacerdotes reunidos por Herodes, ao investigarem a Bíblia para averiguar acerca da estrela terão encontrado pelo menos 465 profecias sobre o Messias, e mais de 550 alusões feitas a ele nas Escrituras. E at

é indicaram a Herodes o lugar exacto onde ele podia encontrar o Salvador, o verdadeiro rei dos judeus. Mas nenhum deles se pôs a caminho.

Os magos, pelo contrário, deixaram-nos o exemplo de quem está em atitude de procura perante Deus.

Leopold-Kupelwieser, século XVIII-XIX.

Na nossa vida costumam acontecer factos cheios de sentido que reclamam a nossa atenção. Se não nos pusermos a investigar, para ver o que Deus nos quer dizer com eles, certamente, viveremos mais tranquilos; não nos questionando, não nos criamos problemas. Mas não avançamos, movemo-nos num horizonte estreito, mesquinho, sem dimensões, e privamo-nos de uma possibilidade que nos é oferecida para progredir.

Os magos estavam à espera. Aguardavam. E quando algo surgiu no seu horizonte celeste, compreenderam que era o sinal. Não duvidaram. Não se deixaram enredar em falsas hipóteses. Iniciaram uma longa caminhada carregando o desejo de cumprir a vontade de Deus, e de seguir em frente apesar de todos os sacrifícios que tal decisão implicava.

Na vida é preciso seguir uma estrela. Um ideal. Um projecto de vida. Um modelo de santidade. Essa é a estrela que brilha para nós no nosso céu azul. E há que segui-la, apesar de todos os sacrifícios que isso impõe. Jesus espera-nos na chegada.

Neste relato, a estrela dos magos não é, pois,

nenhum fenómeno celeste que tenha aparecido realmente no firmamento, mas o símbolo da luz da fé que brilha nas trevas do pecado quando o Salvador aparece no mundo.

Assim, Mateus transmite uma tese nova:

Jesus, embora seja judeu e descendente de David,

é um Messias com força para afugentar do mundo inteiro as trevas do pecado, por mais distante que o homem

se encontre, mesmo que seja no deserto.

Para isso, o homem deve cumprir um único requisito:

deixar-se guiar pela luz da fé.

A.A.V.



quinta-feira, 15 de maio de 2008

Crença:Sinais Maiores do Dia do Juizo

Sinais Maiores do Dia Juízo:





Já vimos na aula anterior os sinais menores do dia do juízo e todas as suas categorias. Agora insha Allah Ta’ala veremos os sinais maiores que indicam que o Dia do Juízo está próximo.



Os sinais maiores virão um após o outro, e o tempo entre eles será escasso. Anas Ibn Malik narrou que o Mensageiro de Allah disse: “Os sinais são como pérolas de um colar uma ao lado da outra em um cordão. Quando o cordão se rompe estas caem uma atrás da outra” (Al Hakim- Sahih). A vinda do Mahdi:



Foi narrado nos hadith sahih que no final dos tempos Allah enviará um khalifa que será sábio e justo e controlará os assuntos da Ummah. Ele será descendente da família do Mensageiro de Allah, na linha de sua filha Fátima. Seu nome será igual ao do Profeta e o nome de seu pai será igual ao nome do pai do Profeta, ou seja, Muhammad Ibn Abdullah. Ele encherá a terra com justiça depois dela ter sido dominada pela injustiça e opressão.



Abdullah Ibn Mas’ud narrou que o Mensageiro de Allah SAAS disse: “Este mundo não acabará até que os árabes sejam governados por um homem da minha família cujo nome será igual ao meu.” (Tirmidhi e Abu Daud)



Ali Ibn Abu Talib narrou que o Mensageiro de Allah disse: “O Mahdi é um de nós, de Ahlul Bait (Membros da família do Profeta). Allah lhe preparará em uma noite” (Ahmad- Sahih)Abu Said al Khudri narrou que o Mensageiro de Allah disse: “O Mahdi pertence a minha descendência. Terá a testa larga e o nariz encurvado. Encherá a Terra de igualdade e justiça, depois que esta tenha sido preenchida com injustiça e opressão, e governará por 7 anos.” (Abu Daud – Hadith Hassan)



Abu Said narrou que o Mensageiro de Allah disse: “O Mahdi surgirá de minha Ummah, e Allah lhe concederá a chuva que fará que a terra produza vegetação, lhe será dada riqueza em abundância, o gado aumentará e a Ummah será grandiosa. Ele viverá por 7 ou 8 anos.” (Sahih Al Hakim)



Portanto a vinda deste Imam será uma misericórdia para a Humanidade. Os sábios estão de acordo que a vinda dele é real e verdadeira, e enumeraram uma lista de ahadith narrados pelos sahaba e seu número chegou a 36 nos livros de Sunnah. Essa é a posição da Ahlu Sunnah, a respeito do Mahdi. Gostaria de fazer um parênteses para falar da crença incorreta que os Shi’a tem a respeito do Mahdi, como forma de alerta:



Segundo o entendimento da seita Shi’a Imamita , o Mahdi é o 12º Imam e é chamado Muhammad Ibn al Hassan Al ‘Askari. Segundo eles é descendente de Hussain Ibn Ali e não de Hassan. Eles crêem que ele entrou na caverna de Samura’ há mais de 1100 anos quando tinha 5 anos de idade. Também crêem que ele está presente mas invisível. Esse é o Mahdi que eles esperam. A questão é que eles não tem nenhuma evidência ou prova para terem essa crença. É completamente ilógico crer nisso, e também vai contra as leis de Allah que governam a criação. Que sentido poderia ter ele permanecer oculto ou escondido se ele está vivo? Pelo contrário, deveria aparecer e ordenar o bem e proibir o mal. Em que momento irá aparecer o Mahdi?



O sheikh Ibn Kathir afirmou no seu livro que será quando o Messias aparecer, porque o hadith narrado por Jabir diz: “’Isa Ibn Mariam descerá, e o líder dos muçulmanos, o Mahdi, dirá: ‘Venha e nos dirija na Oração’. E ele dirá: ‘Não, vosso líder é um de vocês, como honra de Allah para com esta Ummah.”, então indica que ele será o líder dos muçulmanos quando Isa Ibn Mariam descer.Segundo um hadith narrado por Aisha, o Profeta se sobressaltou quando estava dormindo. Ela disse: “Oh Mensageiro de Allah! Fizeste algo em teu sono que nunca havias feito antes. Ele disse: “O estranho é que algumas pessoas da minha Ummah atacarão a Casa Sagrada com a intenção de matar um homem de Quraish que se refugiará nela. Então quando esse exército se encontre em uma planície será tragado pela terra.” Dissemos: “Oh Mensageiro de Allah, podem haver outras pessoas no caminho. Ele disse: “Sim, podem estar aqueles que estão seguindo o exercito porque tem certas intenções, ou aqueles que vivem abaixo coação e também podem haver outros caminhantes. Todos eles serão destruídos, mas serão ressuscitados em estados diferentes.” (Sahih Muslim)Será que esse homem que buscará refúgio na Casa Sagrada e quem Allah apoiará e ajudará e a que Allah destruirá aqueles que quiserem maltratá-lo é o Mahdi? Bom, Allahu ‘alam, não existe, porém nenhuma evidencia clara a respeito disso.



Vejamos agora os outros sinais maiores:



Hudhaifa Ibn Usaid disse: “O Profeta nos viu discutindo e disse: “Sobre que vocês estão falando?” Dissemos: “Estamos falando acerca da Hora do Dia do Juízo”. Então ele disse: “Está não virá até que vocês vejam 10 sinais.” “O Profeta mencionou uma fumaça, o falso messias (Dajjal), a saída do sol pelo seu poente, a descida de Isa Ibn Mariam, Yajuj e Majuj, 3 desabamentos um ao leste, um ao oeste e outra na península arábica, e o último sinal é um fogo que surgirá do Yemen e levará as pessoas ao seu lugar de reunião (Al Mahshar)” (Sahih Muslim)A princípio aparecerá o Mahdi, depois o Dajjal, Isa Ibn Mariam descerá e matará o Dajjal, depois Yajuj e Majuj aparecerão no tempo de Issa Ibn Mariam, e Allah os destruirá. A sucessão dos eventos até aqui está clara. Com relação aos sinais restantes, a seqüência exata não está suficientemente clara. A saída do sol pelo Oeste, a o aparecimento da Besta e o fogo que reunirá as pessoas, certamente ocorrerão depois do aparecimento do Mahdi, do Dajjal, da descida de Issa Ibn Mariam, e a aparição de Yajuj e Majuj. Mas qual vai preceder a outra?



Bom, com relação ao fogo do Yemen que reunirá as pessoas para o seu lugar de reunião, está claro no hadith que lemos acima, onde o Profeta disse: O último dos sinais será um fogo que surgirá do Yemen e conduzirá as pessoas para seu lugar de reunião.” (Sahih Muslim)



Então ainda faltam 6 sinais: a saída do sol pelo poente, a aparição da Besta, a fumaça, os 3 desabamentos, um ao leste, outro a oeste e outro na península arábica. A saída do sol pelo poente e a aparição da besta ocorrerão após a vinda de Isa Ibn Mariam que matará o dajjal. A destruição de Yajuj e Majuj acontecerá no tempo de Isa. E depois que a humanidade tenha se corrompido e o Islam desaparecido e antes da aparição do fogo que virá do Yemen reunindo as pessoas aparecerá ou a Besta ou a saída do sol pelo poente. Mas qual deles virá primeiro? Não temos nenhuma confirmação firme a respeito disso, uma vez que o Profeta Muhammad não deu nenhuma ordem cronológica dos fatos.Segundo um hadith narrado por Abdullah ibn Amer, ele diz ter ouvido o Mensageiro de Allah dizer: “Os primeiros sinais serão o nascer do sol pelo poente e o aparecimento da besta pela manhã, qualquer deles que venha primeiro será seguida dos outros imediatamente.” (Sahih Muslim)



Segundo o entendimento de alguns sábios a saída do sol pelo poente será antes do aparecimento da besta, que surgirá no mesmo dia um pouco depois.



Com relação ao outros sinais, os 3 desabamentos e a fumaça , não se sabe a seqüência dentro dos sinais maiores. Não há nada nos textos autênticos sobre isso. w Allahu Alam.



Vejamos agora esses sinais de forma mais detalhada: 1- A fumaça



Allah SWT disse:



“Aguarda, pois, o dia em que do céu descerá uma fumaça visível. Que envolverá o povo: Será um doloroso castigo!”(44:10-11)



No hadith onde foi mencionado os 10 sinais que virão antes da Hora, um deles foi a fumaça. Segundo o entendimento de alguns sábios essa fumaça ficará na terra por 40 dias, conforme um hadith narrado por Hudhaifa.



2- A fitna do Dajjal



A fitna do Dajjal será uma das maiores fitnas da história da humanidade. Em hadith Sahih Muslim foi narrado que o Mensageiro de Allah disse: “Entre a criação de Adam e o começo da Hora não haverá questão mais séria do que o Dajjal” foi quem advertiu mais detalhadamente a sua Ummah.



Abdullah Ibn Omar disse: “O Mensageiro de Allah SAAS ficou em pé e louvou a Allah da maneira que Ele merece ser Louvado,e logo mencionou o Dajjal e disse: “Eu os advirto sobre ele. Não há Profeta que não tenha advertido seu povo sobre ele, mas eu os direi algo que nenhum outro Profeta tenha dito alguma vez ao seu povo: ele é torto e Allah não é torto.” (Sahih Bukhari)



Anas narrou que o Profeta disse: “Não houve Profeta que não advertisse sua nação sobre o mentiroso torto, ele é torto, mas Vosso Senhor não é torto, e entre seus olhos está escrito Kafir” (Bukhari e Muslim)Em outro hadith sahih Abu Umamah narrou que o Mensageiro de Allah disse: “Oh gente! Não aconteceu fitna na face da Terra, desde que Allah criou a Humanidade que seja maior que a fitna do Dajjal. Allah não enviou Profeta que não haja advertido seu povo sobre o Dajjal. Eu sou o último dos Profetas e vocês são a última das nações. Ele surgirá indubitavelmente entre vocês.”



Uma observação importante quanto a questão dele ser chamado Al Masih Ad Dajjal. Qual é a diferença do Masih usado para se referir ao Masih ad Dajjal e Masih Isa Ibn Mariam? A diferença é que o masih utilizado para se referir ao Dajjal vem da palavraárabe “mamsuh” que significa “borrado”, “apagado”, se refere dessa forma porque o dajjal terá um dos olhos “apagado”, ou seja, no sentido de que o Dajjal só tem um olho. Já o Massih utilizado para se referir ao Profeta Isa Ibn Mariam vem da palavra árabe “Imsah” que se refere ao sentido de que ele ao passar sua mão sobre o doente ele era curado com o permissão de Allah SWT. E a palavra dajjal significa mentiroso.



Qual será a situação dos muçulmanos no momento da aparição do Dajjal?



Antes dele aparecer, os muçulmanos ocuparão posição de grande importância e poder. Nessa época haverá um tratado de paz entre os muçulmanos e os romanos; ambos atacarão um inimigo em comum e o derrotarão, depois disso começará uma guerra entre os muçulmanos e cristãos.Dhu Makhbar disse: “Ouvi o Mensageiro de Allah dizer: ‘Vocês farão um tratado de paz com os romanos, e ambos atacarão um inimigo em comum. Vocês serão vitoriosos e pegarão os botins de guerra, depois voltareis em uma forma segura até acampar em Marj Dhi Talul. Então um dos cristãos levantará a cruz e dirá: ‘A cruz foi quem concedeu a vitória.’ E um dos muçulmanos se irritará e quebrará a cruz. Nesse momento os romanos romperão o tratado e começarão a prepararem-se para a grande batalha”.O Profeta Muhammad atestou que esses muçulmanos serão mártires e que Allah haverá de honrá-los com a shahadah (martírio). E essa será a causa para uma grande batalha que ocorrerá entre os muçulmanos e cristãos. Em mais de um hadith o Profeta descreve os horrores dessa batalha, e como os muçulmanos serão pacientes durante ela e conseguirão a vitória.



Abu Huraira narrou que o Mensageiro de Allah disse:“A hora não virá até que os romanos acampem em A`maq ou em Dabiq (2 lugares na Síria). Um exército sairá de Madina para seu encontro, composto das melhores pessoas da Terra nessa época. Quando se enfrentarem entre si, os romanos dirão: ‘Deixem-nos enfrentar aqueles que vocês tomaram como prisioneiros (que abraçaram o Islam) que os mataremos.’ Os muçulmanos dirão: ‘Não, por Allah, não ficaremos de lado permitindo-os combater contra nossos irmãos’. Então lutarão. E um terço do exercito muçulmanos fugirá, e Allah nunca aceitará o arrependimento deles; um terço morrerá , e eles serão os melhores mártires perante Allah, e um terço conseguirá a vitória e nunca serão influenciados pela Fitna. Logo conquistarão Constantinopla, e enquanto estiverem repartindo o botim de guerra, depois de haverem guardado suas espadas, o Shaitan se dirigirá até eles dizendo: ‘O Dajjal tomou vosso lugar entrebotim de guerra, depois de haverem guardado suas espadas, o Shaitan se dirigirá até eles dizendo: ‘O Dajjal tomou vosso lugar entre vossas famílias’. Então eles sairão e se darão conta de que isso não era verdade. Quando chegarem na Síria o Dajjal surgirá, e enquanto eles estiverem se preparando para lutar, formando as filas, a hora da oração virá. Isa Ibn Mariam descerá e lhes dirigirá na oração. Quando o inimigo de Allah (Dajjal) ver Isa Ibn Mariam se dissolverá como sal na água. Se Isa deixasse ele se dissolveria por completo, mas Allah o matará pelas mãos de Isa que lhes mostrará o sangue em sua lança.” (Muslim)



O Profeta disse em outro hadith sahih muslim, que essa batalha ocorrerá por 3 dias consecutivos, e que no quarto dia os muçulmanos conseguirão a vitória.Em outro Hadith Muslim, Abu Huraira narrou que o Mensageiro de Allah disse: “Vocês já ouviram falar de uma cidade , parte da qual está na terra e a outra no mar? Eles disseram: ‘Sim, Oh Mensageiro de Allah!. Ele disse: ‘A hora não virá até que 70 000 dos filhos de Ishaq a ataquem. Quando eles chegarem e acamparem ali, não lutarão com armas nem jogarão flechas, apenas dirao: ‘La ilaha ila Allah ua Allahu akbar!’ e então a parte que está no mar cairá. Então eles dirão pela segunda vez: ‘la ilaha ila Allah ua Allahu akbar’, e a outra parte cairá. Então eles dirão pela terceira vez: ‘la ilaha ila Allah ua Allahu akbar’, e os portões lhe serão abertos. Eles entrarão nela e pegarão o botim de guerra e enquanto estiverem dividindo os espólios da guerra, ouvirão um grito chamando-os : ‘O Dajjal apareceu!’ E então imediatamente deixarão tudo e voltarão para Al Madina” (Muslim) Quanto a esse hadith, muitos sábios consideraram que essa cidade era Constantinopla.



As pessoas serão postas a uma prova severa antes da aparição do Dajjal. Em um hadith sahih Ibn Khudhaimah o Mensageiro de Allah disse: “Antes da vinda do Dajjal haverão 3 anos difíceis em que as pessoas sofrerão intensamente de fome. No primeiro ano Allah ordenará ao céu reter um terço de sua chuva, e a terra reter um terço de sua vegetação. No segundo ano, ordenará ao céu reter 2 terços da chuva e a terra 2 terços da vegetação. No terceiro ano, ordenará ao céu reter toda a sua chuva, e a terra toda sua vegetação. Assim nenhuma planta crescerá e nenhum animal sobreviverá; todos morrerão exceto quem Allah salve.” Alguém perguntou: “e o que manterá as pessoas vivas nesse tempo? Ele respondeu: “O tahlil (dizer la ilaha ila Allah), o takbir (dizer Allahu akbar) e o tahmid (dizer alhamdulilah). Isto ficará no lugar do alimento para eles”O Dajjal alegará a divindade e fará coisas extraordinárias para propagar a sua falsidade. O Mensageiro de Allah SAAS disse: “Quem ouvir falar do Dajjal, que se mantenha longe dele, pois por Allah que um homem irá até ele considerando-se crente e acabará seguindo ele, devido as dúvidas que ele sucita”.



Algumas descrições do Dajjal:



Ubadah ibn As-samit narrou que o Mensageiro de Allah disse: “Eu lhes disse tanto sobre o Dajjal que temo que vocês se confundam. O dajjal é um homem de baixa estatura, os dedos dos pés são torcidos, seu cabelo é ondulado, é torto, com um olho esbranquiçado, nem proeminente nem fundido. Assim se vocês se confundirem, saibam que vosso Senhor não é torto e que vocês não verão vosso Senhor nesse mundo.”A maioria dos hadith indicam que o olho cego será o direito. E existe um sinal pelo qual o crente reconhecerá o Dajjal, diferentemente daqueles que Allah não fará reconhecer. Esse sinal é que entre seus olhos estará escrito “Kafir”. Em um hadith Sahih que o Profeta disse: “Entre seus olhos estará escrito kafir, e todo aquele que odeia o que ele faz lerá, o crente lerá”



O Dajjal não terá descendência, o Profeta disse que o dajjal será: “estéril, e que nenhum filho dele nascerá.” (muslim)



Entre outros defeitos do Dajjal, o Profeta mencionou que ele será afhaj, e afhaj é aquele cujas panturrilhas ou coxas se encontram exageradamente separadas, ou cujas pernas são curvas, o que fará com que ele caminhe de uma forma estranha parecida com a de um pato.Então, se ele fosse o que ele pretende ser então porque não tira os defeitos e limitações do seu corpo? Ele será incapaz disso, porque Allah decretou que assim seria, como um sinal evidente a todos os crente de que ele não é o que ele pretende ser.



Bom, o Dajjal terá alguns recursos que farão com que ele suscite a fitna entre as pessoas. Vejamos algumas:



1) Terá grande habilidade de viajar rapidamente sobre a Terra. Foi perguntado ao Profeta sobre a velocidade do movimento do Dajjal pela Terra , e ele disse: “Será como as nuvens manejadas pelo vento”(Muslim). O Mensageiro de Allah advertiu que ele viajará por toda a terra e não deixará nenhuma cidade sem entrar nela, salvo Makka e Madina. Segundo um Hadith sahih Ibn Majah: “Náo haverá lugar na Terra em que ele não entre e tome o controle, salvo Makka e Madina. Ele não se aproximará de nenhuma das suas entradas sem que seja confrontado por anjos com espadas em suas mãos.”2) Seu Paraíso e seu Inferno. Em um hadith sahih Muslim Hudhaifa narrou que o Mensageiro de Allah disse: “Eu sou o maior conhecedor do que terá o Dajjal. Ele terá 2 rios, um parecerá ser água fresca, e o outro parecerá ser um fogo voraz. Se algum de vocês for submetido a essa prova que se dirija ao que pensa que é fogo, que feche seus olhos, incline sua cabeça e beba dele, pois é água fresca.” Ou seja, o rio que parecerá ser do paraíso na realidade será de fogo como o do inferno, e o rio que parecerá ser fogo do inferno será na realidade como um dos rios do paraíso.



3) Ele terá a ajuda dos demônios. Abu Umamah narrou que o Mensageiro de Allah disse: “Parte de sua fitna será que ele dirá a um beduíno: ‘Se eu ressuscitar teu pai e tua mãe, testemunharás que sou teu senhor? Ele dirá: Sim. Então um shaitan lhe aparecerá na forma de seu pai e sua mãe e lhe dirão: “Filho meu, siga ele, pois ele é teu senhor”.( Sahih- Al Hakim)4) Os objetos inanimados e os animais responderão as suas ordens. Entre as fitnas com que Allah provará seus servos é que o Dajjal ordenará ao céu que desça a sua chuva, e descerá.. Ordenará a terra que produza seus frutos, e assim fará. Chamará os animais e eles o seguirão. Ordenará as ruínas que tirem seus tesouros enterrados e elas responderão. O Profeta disse: “Ele virá até as pessoas exortando-as que o sigam e elas crerão nele e lhe obedecerão. Ordenará ao céu que desça a sua chuva e assim fará; ordenará a terra que produza seus frutos e assim fará. Depois se dirigirá a outro grupo de pessoas e os exortará a segui-lo, mas elas negarão. Então ele os deixará e eles sofrerão de uma seca, e não ficará nada de suas riquezas. O Dajjal passará por terras áridas e dirá: “Extraiam vossos tesouros! E os tesouros os seguirão como um enxame de abelhas” (Sahih Muslim)5) Matará um jovem e depois o ressuscitará. O Profeta disse: “O Dajjal virá e lhe será proibido entrar pelas portas de Madina. Assim ele acampará em uma zona estéril perto dela. Nesse dia um homem sairá de Madina para encontrar-se com ele, e será o melhor da humanidade e dirá: “Dou o testemunho de que tu és o Dajjal, que o Mensageiro de Allah nos advertiu.” O Dajjal dirá: “Se eu matar esse homem e depois ressuscitá-lo te ficará alguma duvida quanto a esse assunto( ou seja, de que ele é Allah). Ele dirá: “Não.” Assim, Dajjal matará um homem e depois irá ressuscitá-lo. Então o homem dirá: “Por Allah, que nunca estive mais seguro que tu és o Dajjal do que estou agora.” O Dajjal quererá matá-lo mas não poderá fazer. (Bukhari)Em outro hadith: “O Dajjal aparecerá e um homem dentre os crentes partirá para confrontá-lo. Ele será interceptado pelos guardas do Dajjal que lhe perguntarão: ‘Aonde vais?’ Ele dirá: ‘Vou até esse homem que apareceu’. Eles dirão: “Acaso não crês no nosso senhor (se referindo ao Dajjal)?’ E ele dirá: ‘Nós conhecemos nosso Senhor (Allah) muito bem’ Eles dirão: ‘matem ele’. Então um deles dirá aos outros: “Acaso o Dajjal não nos proibiu de matar alguém sem consultá-lo?’ Assim o levarão até o dajjal, e quando o crente ver ele dirá: ‘Oh gente! Esse é o Dajjal de quem o Mensageiro de Allah falou.’ O Dajjal dará ordens para que ele seja golpeado no estomago, depois dirá: ‘Peguem-no e batam nele’ Ele será golpeado severamente, e então o Dajjal dirá: ‘Agora acreditas em mim?’ E o crente dirá: ‘Tu és o Masih Ad Dajjal”. Então o Dajjalordenará que ele seja cortado com uma serra desde a cabeça até sua pélvis e logo caminhará entre os 2 pedaços e dirá: ‘Levantem’ e estes ficarão em pé. Então dirá: ‘Agora você crê em mim?’ O crente dirá: ‘Estou bem seguro de quem tu és’ e dirá: ‘Oh gente, ele não poderá matar ninguém depois de mim’. O Dajjal vai pegá-lo para degolá-lo, mas um escudo de cobre aparecerá entre seu pescoço e sua clavícula e ele não poderá fazer nada. Então o pegará pelas mãos e pés e lhe jogará no rio de fogo, e as pessoas pensarão que ele foi jogado ao inferno, mas na realidade terá sido jogado no Paraíso.” O Mensageiro de Allah completou: “Ele será o maior mártir perante o Senhor do Universo”. (Muslim)Muslim narrou de Fatimah Bint Qais que ela ouviu o porta voz do Profeta exclamar: “A salah al Jami’ah” (Venha para a oração em congregação), então ela se dirigiu para a mesquita. Ela disse:



“Orei com o Mensageiro de Allah e eu estava na fila das mulheres que estava diretamente atrás dos homens. Quando o Mensageiro de Allah completou a oração, sentou-se no Minbar sorridente e disse: ‘Que cada pessoa fique onde está. Vocês sabem porque os reuni? Eles disseram: ‘Allah e Seu Mensageiro sabem melhor.’ Ele disse: ‘Eu os reuni porque Tamim Ad Dari, que era cristão, veio aqui e me jurou obediência e se converteu ao Islam. Ele me contou algo parecido com o que eu lhes disse acerca do Dajjal. Disse-me que estava viajando em um barco com 30 homens (das tribos de) Lajm e Judham , e foram açoitados pelas ondas do mar durante 1 mês ,finalmente encontraram refúgio em uma ilha no momento do Ocaso. Depois se dirigiram à ilha em botes e desembarcaram nela. Lá foram interceptados por uma besta cujo pelo era tão espesso que não puderam diferenciar sua cara da parte de trás devido a quantidade de pelo. Então exclamaram: ‘Que a perdição esteja sobre ti, quem és?’ e ela respondeu: ‘Sou Jassasah.’ Eles disseram: ‘Que é Jassasah?’ E ela disse: ‘Oh gente, busquem esse homem no templo, pois ele está ansioso das notícias que vocês trazem.’ Tememos que esta besta fosse um demônio, então nos dirigimos depressa ao templo , onde encontramos um homem mais grande do que já havíamos visto, retido por travas, com suas mãos atadas aos seu pescoço e com correntes de ferro desde suas pernas até seus tornozelos. Nós exclamamos: ‘Que a perdição esteja sobre ti. Quem és ?’ Ele disse: ‘Logo sabereis de mim, mas digam-me quem são vocês ? Eles disseram: ‘Somos da Arábia. Viajávamos em um barco e as ondas do mar nos açoitaram durante 1 mês, finalmenteencontramos refúgio em esta vossa ilha. Desembarcamos nela e encontramos uma besta que era tão cabeluda que não podíamos distinguir entre sua cara e sua parte de trás, devido a quantidade de pelo. Nós dissemos: ‘Que a perdição esteja sobre ti, quem és? E ela nos disse: ‘Sou Jassasah’ Perguntamos: “Que é Jassasah ? e ela disse: “busquem esse homem no templo, pois ele está ansioso das notícias que vocês trazem.’ Assim que viemos rapidamente aqui, fugindo dessa besta, porque não estávamos seguros de que não era um demônio.Ele disse: ‘Informem-me acerca das palmeiras de Baisan (cidade na Palestina)’. Nós dissemos: ‘Que queres que digamos sobre elas?’ Ele disse: ‘Estou perguntando se estão produzindo frutos’. Dissemos: ‘Sim’. Ele disse: ‘Logo elas não produzirão mais frutos. Informem-me acerca do lago de Tabariiah (Tiberias) (na Palestina)’. Nós dissemos: ‘Que queres que digamos sobre ele?’ Ele disse: ‘Ele ainda tem água? Eles disseram: ‘Tem muita água’ Ele disse: ‘Logo não terá’.Ele disse: ‘Informem-me acerca da fonte de Zugar (um povo ao sul da Síria). Eles disseram: ‘Que queres que digamos sobre ela?’ Ele disse: ‘As pessoas ainda usam sua água para a irrigação? Nós lhe dissemos: ‘Sim, tem muita água e as pessoas a usam para a irrigação’ Ele disse: ‘Informem-me acerca do Profeta dos iletrados, o que ele tem feito? Nós dissemos: ‘Saiu de Makkah e se estabeleceu em Iathrib. Ele disse: ‘Os árabes lutam contra ele ? Nós dissemos: ‘Sim’. Ele disse: ‘O que ele tem feito com eles?’ Nós dissemos que ele havia vencido a aqueles que vivem nas cercanias e que esses se submeteram. Ele disse: ‘Isso já aconteceu?’ Nós dissemos que sim. Ele disse: ‘Se isso já ocorreu é melhor para eles que lhe obedeçam. Eu vos falarei sobre mim: Eu sou o Masih (ODajjal) e logo será me concedido permissão para surgir. Eu surgirei e viajarei por toda a Terra e não haverá cidade onde eu não ficarei durante 40 dias, salvo Makkah e Taibah (Madina), pois me foram proibidas. Sempre que eu queira entrar em uma delas serei interceptado por um anjo em cuja mão há uma espada e obstruirá meu caminho. Em cada passo da montanha haverá anjos protegendo-as’ (Muslim)



O Mensageiro de Allah disse, golpeando o Mimbar com seu bastão: “Esta é Taibah, esta é Taibah, esta é Taibah! Acaso não lhesdisse coisas similares (sobre o Dajjal)?” As pessoas disseram: “Sim”. O Profeta disse: “Gostei do relato de Tamim já que está de acordo com o que eu lhes informei sobre ele (dajjal), al Madina e Makkah. Está o Dajjal no mar sírio (Mediterrâneo) ou no mar yemenita (Oceano Indico)? Claro que não! Ele está ao leste, ao leste!” e indicou com sua mão o leste.



Ela (Fátima Bint Qais) disse: “Eu memorizei estas palavras do Mensageiro de Allah”.



O Profeta Muhammad disse: “Ele surgirá entre a Síria e o Iraque, e difundirá a perdição por todas as partes! Oh servos de Allah mantenham-se firmes!” (Sahih Muslim)



Quanto tempo ele ficará na Terra? Os sahaba perguntaram ao Mensageiro de Allah: “Quanto será o tempo de sua estadia na Terra?” Ele respondeu: “40 dias, um dos quais será como um ano, outro como um mês, outro como uma semana, e os outros dias serão como vossos dias.” (Muslim) Os seguidores do Dajjal:

O Dajjal, o mentiroso torto, é o mesmo rei que os judeus estão esperando para poder governar o mundo definitivamente. O Mensageiro de Allah disse: “A maioria dos seguidores do Dajjal serão os judeus e as mulheres”. (Musnad Ahmad) Em outro hadith, o Mensageiro de Allah disse: “O Dajjal será seguido por 70 000 judeus de Asbahan, vestindo capas.” (Muslim) Existe um bairro em Asbahan habitado só por judeus, e isso até os dias atuais.



O nome pelo qual o Dajjal é conhecido entre os judeus é Al Masih Ibn Daud (Messias filho de Davi). Eles alegam que ele surgirá no final dos tempos e seu domínio se estenderá sobre a terra e o mar, e que os rios fluirão com ele. Eles alegam que ele restaurará o domínio para os judeus. Suas alegações são falsas, pois esse será o Messias do desvio, e o Messias da guia será Jesus filho de Maria (Isa Ibn Mariam), que matará o dajjal e seus seguidores. Como se proteger do Dajjal?



O Profeta disse: “Se ele aparecer enquanto eu estiver entre vocês então eu me encarregarei dele por vocês, mas se ele surgir quando eu já não estiver, cada um deverá defender-se por si mesmo e Allah cuidará de cada muçulmano por mim.” O Profeta ordenou que quem encontrá-lo recite os primeiros versículos da Sura al Kahf (A Caverna). Em alguns hadith sahih o Profeta disse: “Quem memorizar 10 versículos da Sura al Kahf será protegido da fitna do Dajjal” (Alguns dizem os 10 primeiros e outros os 10 últimos). O Profeta sempre buscava refugio em Allah da fitna do Dajjal depois do Tashahud na oração, dizendo: “Allahuma inna Naudho bika min ‘adhab jahanam, ua min ‘adhab al qabr, wa min fitna al mahia wal mamat, wa min fitna al masih ad dajjal.” (Oh Allah busco refúgio em Ti do tormento do inferno, do tormento do túmulo, das atribulações da vida e da morte, e da atribulação do Dajjal.) destruição do Dajjal:

O profeta disse: “Vosso líder será um homem virtuoso.Quando ele for dirigi-los para a oração de fajer Isa Ibn Mariam descerá . O imam retrocederá para que Isa possa liderar a oração. Isa colocará sua mão em seus ombros e dirá: “vá adiante, e dirige a oração já q a iqamah foi realizada para q tu dirijas”. Então o imam os dirigirá na oração e quando tiver terminado, Isa dirá: “Abram as portas” eles abrirão e detrás desta estará o dajjal acompanhado por 70 000 judeus todos portando espadas adornadas. Quando o dajjal o ver começará a se dissolver como o sal na água e escapará. Isa o alcançará na porta oriental de Lud (palestina) e o matará. Allah vai derrotar os judeus. E não haverá criação de Allah atrás do qual os judeus se escondam sem que Allah a faça falar delatando-os, pedras, árvores, paredes e animais, salvo al garqad que é uma de suas árvores e não os delatará. Todos os demais dirão: “Oh servo crente de Allah Aqui há um judeu, venha e mate-o” (Sahih Al Jami’ As Saghir) A volta de Issa Ibn Mariam (Jesus filho de Maria):



O Profeta disse: “Ele descerá junto a um minarete branco a leste de Damasco.” Ele descerá no momento da oração quando os muçulmanos já tiverem se preparado para atacar o Dajjal e seus seguidores.



Issa descerá como um seguidor do Profeta Muhammad, e julgará segundo as leis do Quran e Sunnah. Isa não descerá como um Profeta trazendo leis para revogar a shariah e sim como um governador justo governando através da shariah. Allah fez um convênio com todos os profetas que eles creriam no Profeta Muhammad e que lhe seguiriam se fossem enviados Allah diz no Quran:

“Quando Allah aceitou a promessa dos profetas disse-lhes: Eis o Livro e a sabedoria que ora vos entrego. Depois vos chegou um Mensageiro que corroborou o que já tendes. Crede nele e socorrei-o. Então, perguntou-lhes: Comprometer-vos-eis a fazê-lo? Responderam: Comprometemo-nos. Disse-lhes, então: Testemunharei, que também serei, convosco, Testemunha disso.” (3:81-82)



O Profeta disse com relação ao Profeta Isa: “Ele combaterá as pessoas até que aceitem o islam, então quebrará a cruz, matará os porcos, e abolirá a Jizia. E durante seu tempo Allah destruirá todas as religiões exceto o Islam.” (Sahih- Abu Daud)..Haverá riqueza, prosperidade e paz e segurança em todo o mundo. Isa ficará na terra por 40 anos, depois morrerá e os muçulmanos farão a oração fúnebre por ele, conforme um hadith sahih.



O Profeta disse: “Há 2 grupos da minha Ummah que Allah salvar[a do fogo: o grupo que conquistará a Índia, e o grupo que estará com Isa Ibn Mariam.”




Allah fala sobre eles na Sura Al Kahf. Yajuj e Majuj são 2 nações muito numerosas, e estão atrás de uma barreira que foi construída por um líder chamado Dhul Qarnain. Em um hadith sahih o Mensageiro de Allah disse que Yajuj e Majuj todos os dias perfuram a barreira, até que quase possam ver os raios de sol, então o líder deles diz: “vamos voltar e amanhã continuamos”, e quando voltam no outro dia Allah terá tapado a perfuração da barreira que estará mais forte que antes. E assim continuará até o momento que Allah determinou. Ai então o líder deles dirá: “vamos voltar e amanhã continuamos Insha Allah”. Dessa vez ele dirá Insha Allah, e conseguirão perfurar a barreira.Num hadith extenso que está no Sahih Muslim, o Mensageiro de Allah disse: “Depois Isa se dirigirá até algumas pessoas que Allah protegeu do Dajjal , ele limpará seus rostos e lhes informará dos lugares que ocuparão no Paraíso. Enquanto isso ocorrer, Allah lhe revelará: ‘Eu mandei alguns de meus servos, que ninguém poderá combater, leve meu servos ao monte Sinai.’ Então Allah enviará Yajuj e Majuj que descerão de cada lugar alto. O Primeiro deles passará pelo lago Tiberias (um grande lago na Palestina) e beberá todo ele. O ultimo deles passará por ele e dirá: ‘Aqui havia um rio antes’. O Profeta de Allah Isa e seus companheiros serão sitiados no Monte e se verão submetidos a tal pressão que a cabeça de um touro será mais valioso como alimento do que 100 dinares são para vocês hoje. O Profeta Isa e seus companheiros implorarão a Allahe Allah enviará sobre eles uma epidemia e todos amanhecerão mortos. Então o Profeta Isa e seus companheiros descerão e não encontrarão um palmo de terra que não esteja cheio de putrefação e fedor. O Profeta Isa e seus companheiros implorarão a Allah, e Ele enviará pássaros com pescoços largos que levarão os cadáveres para onde Allah quiser. Então Allah enviará uma chuva que tocará toda casa ou tenda e que lavará a terra até deixa-la como um espelho.”



Eles serão tão numerosos que segundo um hadith: “Os muçulmanos acenderão fogo com os arcos e flechas de Yajuj e Majuj, suas armas e escudos durante 7 anos.” (At Tirmidhi)



O fim do Islam, o desaparecimento do Quran e a morte das pessoas boas:O Profeta disse: “O islam desaparecerá como desaparece a cor de um vestido, até que chegue um momento em que ninguém saberá o que é o jejum, a oração, o sacrifício ou a caridade. O Livro de Allah será retirado em uma noite, e não ficará nem um só versículo na terra. Ficarão um grupo de pessoas, velhos e velhas que dirão: ‘Ouvimos nossos antepassados dizerem as palavras: la ilaha illa Allah, assim nós dizemos também” (Al Hakim)



O Profeta disse: “Allah enviará um vento do Yemen mais suave do que a seda e que não deixará ninguém cujo coração tenha um peso de um átomo de fé sem que o faça morrer.” (Muslim) Disse tb: “A hora não começará até que já não fique ninguém na Terra que diga: Allah.”



Retorno da humanidade a ignorância e adoração dos ídolos:



Segundo os ahadith, as pessoas voltarão a adorar os ídolos da época da ignorância, tais como por ex. Al Lat e Al Ùzza.



Num hadith sahih o mensageiro de Allah disse: “A hora não virá até que as pessoas forniquem nas ruas como os asnos”



A destruição da Kaaba:



O profeta disse: “A kaaba será destruída por Dhu As Suuaiqatain da Abissínia (Etiópia). Ele roubará seus adornos e a tela que a cobre.” (hadith sahih)



Ela não será reconstruída, porque isso ocorrerá no final dos tempos, onde já não haverá mais pessoas boas. A saída do sol pelo poente:



O Profeta disse: “A hora não virá até que o sol nasça pelo poente, quando ele se elevar e as pessoas o vejam todos crerão, mas nesse momento a única fé que terá valor será daquele que creu antes”.



A Aparição da besta:



O Profeta disse: “A besta surgirá e marcará as pessoas em seus narizes. Aqueles que tiverem sido marcados viverão entre vocês até quando um homem compre um camelo e se pergunte: de quem compraste? Ele dirá: de um dos que tem os narizes marcados.”


Aparecerá um fogo a partir do Yemen e reunirá as pessoas até seu lugar de reunião. O profeta disse: “Certamente sereis reunidos alguns a pé e outros montados e serão arrastados para essa direção.” e apontou com sua mão para a Síria.

E esse é o último momento da vida na terra. Após isso a hora do Dia do Juízo iniciará, e tudo quanto exista perecerá, exceto o Rosto de Allah, Louvado e Glorificado Seja!

"Perguntam: Quando acontecerá o Dia da Ressurreição? (Responde-lhes): Quando vos forem deslumbradas as vistas, E se eclipsar a lua E o sol e a lua se juntarem! Nesse dia, o homem dirá: Onde está o refúgio? Qual! Não haverá escapatória alguma! Nesse dia, se dará o comparecimento ante o teu Senhor. Dia em que o homem será inteirado de tudo quanto fez e tudo quanto deixou de fazer. Mais, ainda, o homem será a evidência contra si mesmo, Ainda que apresente quantas escusas puder." (Al Qiyama)



E que a paz e as bênçãos de Allah esteja com o Mensageiro de Allah e com todos os seus seguidores até o Dia do Juízo Final, e Louvado seja Allah, Senhor do Universo!


Texto cedido por Marco Antônio Quintella Santos




BOM DIA!!!!
"O amor é a única força capaz de transformar um inimigo num amigo."

ALLAH MA'AK...SALAM


Não há amigo, família, não há ninguém que esteja de fato junto de nós. Porque somos seres ABSOLUTAMENTE, PROFUNDAMENTE solitários. Sentimentos são incompartilháveis, por mais que muitos queiram acreditar que têm consigo pessoas que os compreendem. Mas quando choramos, quando sentimos dor, quando deitamos para dormir quem,de fato, está conosco?
Eu vou falar por mim.
Quando estou no meio do deserto eu olho bem pro céu e agradeço a Deus. Sempre. E é a melhor sensação do mundo saber que não estou desamparado. E somente Ele toca a fundo meu coração e preenche a minha alma com a maior paz. É quando agradeço por ser muçulmano

Ach hadu an la illaha illallah wa ach - hadu anna Muhammad raçullallah

Alláhu Akbar....
O que eu penso é que raros são os momentos em que alguém é capaz de captar a intensidade verdadeira dos nossos sentimentos.
Quanto mais forte é o que sentimos, mais difícil é manter-se plácido.
E naqueles breves instantes em que o coração se enche de uma alegria que parece não caber dentro de nós e olhamos para o lado buscando cumplicidade com quem está por perto, com o mundo, quem é capaz de devolvê-la?
Será que quem assiste aos nossos pulos de felicidade é capaz de perceber que nada mais são do que impulsos provindos da alma? Ou será que os espectadores olham apenas nos ridicularizando?
E nos segundos, ou horas, ou dias em que a força que pulsa parece se esvair e caímos resignados, impotentes, quem é que alcança nossas dores mais íntimas?
Quem é que não nos olha daquele modo acusativo, como se nossas fraquezas fossem meras desculpas, fossem infundadas, exageradas?
Nos atos impensados, quando a raiva se torna incontrolável, quem nos compreende?
E nos momentos em que somos tomados pela terrível sensação de confusão sentimental em que parece não haver nenhum sentimento definido. Quando bate aquele vazio avassalador.
Quem é capaz de tocar seu coração? Quem é capaz de acabar com a mais devastadora sensação de solidão?
Quem?
Eu sei.