quarta-feira, 5 de novembro de 2008

MITRAÍSMO E CATOLICISMO



MITRAÍSMO

"O deus Mitra nasceu na Índia (século XIV antes de Cristo). Era um gênio dos elementos. De lá foi para a Pérsia. Seu nome aparece pela primeira vez no ano 500 a.C., sob o reinado de Ciro I. As legiões romanas o adotaram, e levaram o culto para o Mediterrâneo. Era venerado particularmente nos portos e nas guarnições militares. Ocupava-se de pesar a alma dos mortos no além; um além puramente espiritual onde existia a imortalidade. Durante séculos, foi um forte concorrente do recém-surgido cristianismo. Sua doutrina era dualista: Ormuzd era o deus do bem e Ahriman o do mal. Mitra ocupava uma posição intermediária, era uma espécie de mediador entre o céu e a terra que se identificava com o sol.



A lenda diz que Mitra nasceu de uma pedra. Agarrou um touro (um animal divino) e o sacrificou por ordem de Ormuzd. Do sangue nasceram animais e plantas. Esse touro purificador - diziam os seguidores - era a chave da imortalidade. Foi o grande símbolo do mitraísmo, encontrado em várias escavações arqueológicas.
Os fiéis também praticavam o jejum, a flagelação e os banquetes sagrados, nos quais consagravam o pão, a água e o vinho. Com isso - diziam -, ao comer o pão e beber o vinho sagrado, se convertiam em 'homens diferentes', quase deuses. Os segredos de Mitra eram guardados cuidadosamente por uma casta sacerdotal (Tertuliano fala de virgines e continentes, muito similar ao que hoje conhecemos como monges. Mitraério



Foram encontradas em várias escavações arqueológicas


Os ritos eram realizados em grutas escavadas na rocha. Os fiéis se distribuíam em bancos, de um lado e de outro do templum.
Por sua estreita relação com o sol, no Ocidente ele recebeu também a designação de Sol invicto. Sua festa era celebrada no dia 25 de dezembro, imediatamente depois do solstício de inverno, quando as horas diurnas começavam a se alongar. Os devotos de Mitra animavam o sol com grandes fogueiras, nessa noite, tentando infundir-lhe mana ou numem. Depois festejavam o 'triunfo do sol' com uma ceia e trocavam presentes. A Igreja Católica substituiu essa festa pagã pelo (...) nascimento de Jesus de Nazaré." Referência original : http://www.atrolha.com.brDesde o aparecimento do homem na superfície da Terra, como um ser racional e inteligente, nós vamos sentir que também surgiram as primeiras preocupações com o sobrenatural. Para tudo aquilo que não conseguiam uma explicação satisfatória, os primeiros homens atribuíam a uma divindade.


Desta forma, no fundo das cavernas, associados ao medo, de mãos dadas com a magia, foram surgindo os primitivos tipos de fé e uma infinidade de deuses passou a povoar a mente do "Homo Sapiens". É evidente, também, que estas crenças iniciais tornaram-se uma primeira necessidade, diante dos parcos conhecimentos daqueles homens primários. Era a possibilidade de explicar o inexplicável.
O aspecto que irá ficar bem caracterizado, dentro destes rudimentares conceitos religiosos, será o da distinção entre o Bem e o Mal. Fica claro que o temor infundido pelo escuro e pela Noite, será associado às entidades malignas, enquanto que a claridade do Dia será associada ao Bem e as entidades benfazejas. Este fato, por si só, é suficiente para explicar os cultos solares que foram conhecidos em todas as antigas civilizações.
"As tribos nômades de cavaleiros que habitavam a Eurásia há 6.000 anos juntavam gado selvagem e o criavam nos pastos naturais. Esses pastores cultuavam um deus-touro, chamado Mitra, símbolo da força, da masculinidade, do poder. A necessidade de pastos novos a cada vez que acabava o antigo fazia deles expansionistas por natureza e, no início da era cristã, eles já tinham se espalhado da Índia, Babilônia a Portugal. Com isso, o culto a Mithra tornou-se muito popular no Império Romano. Para contê-lo, a Igreja adotou sua data sagrada, o dia de Mithra - 25 de dezembro. Estava estabelecido o Natal. Depois, no Concílio de Toledo, em 447, a Igreja publicou a primeira descrição oficial do diabo, a encarnação do mal: um ser imenso e escuro, com chifres na cabeça. Como Mithra.



" Esse texto pode insinuar que Mitra seja o próprio demônio, mas não é o caso. Mitra era um deus do bem, criador da luz (por isso mesmo era associado ao Sol), em luta permanente contra a divindade obscura do mal. Seu culto estava associado à crença na existência futura absolutamente espiritual e libertada da matéria. Protetor dos justos, agia como mediador entre a humanidade e o Ser Supremo. Ele encarnou-se para viver entre os homens e enfim morreu para que todos fossem salvos.
Os PERSAS o adoravam por influência dos babilônios, os primeiros astrólogos da antiguidade. Seu nome, de raiz indo-européia, significa: "troca", "contrato" e "amizade" (seria daí que surgiu o costume de trocar presentes?).
Era o correspondente IRANIANO do deus sumério Tamuz.

Os ROMANOS tinham a "Festa da Saturnália" em honra do deus Saturno. Este festival era celebrado entre 17 e 23 de Dezembro. Nos últimos dois dias trocavam-se presentes em honra de Saturno. Já em 25 de Dezembro acontecia a celebração do nascimento do sol invencível (Natalis Solis Invicti). Posteriormente, à medida que as tradições romanas iam sendo suplantadas pelas tradições orientais importadas, os maiores festejos realizavam-se em honra do deus Mitra, cujo nascimento se comemorava a 25 de Dezembro.
O culto de Mitra - que se tornou difundido como o deus da luta e o protetor dos soldados - penetrou em Roma no 1º século AC. A data entrou no calendário civil romano em 274, quando o Imperador Aureliano declarou aquele dia o maior feriado em Roma, comparável ao nosso Carnaval. Os adeptos do mitraísmo costumavam se reunir na noite de 24 para 25 de dezembro, a mais longa e mais fria do ano, onde ficavam fazendo oferendas e preces pela volta da luz e do calor do Sol.
Em 313 d.C. Constantino, imperador de Roma, decretou o Édito de Milão, dando liberdade de culto aos cristãos e trocando, dessa forma, a perseguição pela tolerância tão desejada. Segundo uma lenda, antes da batalha de Mexêncio, ele teve uma visão da cruz contra o sol, e uma mensagem que dizia, "com este sinal vencerás". Constantino era adorador do deus Sol.
De certa forma, o que temos hoje é justamente isso:
==>a união de Mitra (Sol) e Jesus (Cruz) no Catolicismo.

==>Mitra também nasceu de uma virgem;
==>Pastores, que assistiram ao evento, foram os primeiros que o adoraram.
==>O líder do culto Mitráico era chamado de PAPA e ele governava de um "mithraeum" na Colina Vaticano, em Roma.
==> Uma característica iconográfica proeminente no Mitraismo era uma grande chave, necessária para destrancar os portões celestiais pelo qual se acreditava passar as almas dos defuntos.
==> Os Mitraistas consumiam uma comida sagrada (Myazda) que era composta de pão e vinho. Assim como os cristãos, eles celebraram a morte reconciliada de um salvador que ressuscitou em um domingo.
==> Um grande centro principal da filosofia Mitraica ficava em Tarso - Cidade natal de São Paulo - que agora é Sudeste da Turquia.
O acontecimento mais marcante da história de Mitra foi a luta simbólica contra o touro sagrado (o primeiro ser criado por Ahura Mazda) que ele derrotou e sacrificou em prol da humanidade.
Todavia, como nos antigos textos persas o próprio Mitra era o touro, esse gesto adquire o dúplice significado de vitória sobre o mundo terreno e de auto-sacrifício da divindade a fim de redimir o gênero humano de seus pecados (assim como Jesus):
Esse touro pastava tranquilo num prado. Mitra precipitou-se sobre o animal, tomou pelos chifres e saem ambos em desabalada carreira, até que o animal, esgotado, caiu de joelhos. Por ordem do deus supremo, que enviou o corvo, seu mensageiro, Mitra enterrou a faca no animal. Da sua medula e do seu sangue germinarão todas as plantas úteis aos mortais, de modo especial o trigo e a vinha. Os animais maléficos enviados por Ahriman, o escorpião, a serpente, a formiga etc., tentam prevenir esses felizes efeitos bebendo o sangue derramado e envenenando a fonte do poder gerador. Mas é em vão.A alma do touro, transportada ao céu, continuará a proteger a vida agrícola. Depois vem a seca e o dilúvio. Mitra, em figura de arqueiro, fere um rochedo e dele jorra água. A seca foi vencida. Prende homens e animais numa arca e estes são salvos do dilúvio. No termo de sua carreira, Mitra abandona a terra num carro de fogo conduzido pelo Sol. Após ciclos sucessivos, Mitra deverá reaparecer na terra para sacrificar, mais uma vez, o touro misterioso, cuja gordura, misturada ao suco da planta Haoma, restituirá a vida, a existência imortal, aos fiéis de Mitra. Do céu, então, cairá fogo devorador e consumirá todos os seres maus, homens e demônios, juntamente com o princípio do Mal, Ahriman (bastante figurado, mas em síntese nada diferente da simbologia cristã).

Só pra constar: Engraçado como essa coisa de TRINDADE já estava presente muito antes de Jesus, aparecendo no Egito (Isis, Osíris e Horus)
e na Suméria, com Tamuz, que é filho de Ninrod (equivalente ao deus Sol) e Semírames (Mãe/esposa, equivalente à lua). Ninrod morreu de forma violenta, mas Semiramis criou o mito da sua sobrevivência pós-morte, ao afirmar que ele passaria a existir como um ente espiritual, alegando que um grande pinheiro cresceu de um dia para o outro de um pedaço de árvore morta. Esse pinheiro era o símbolo vivo da passagem de Ninrode para outra forma de vida. Todos os anos, por ocasião do seu aniversário, o espírito de Ninrode visitava o pinheiro e deixava nele oferendas. A data do aniversário é (por acaso) 25 de dezembro.



E é provavelmente por isso que a Igreja Católica adotou Mitra como "padrinho", já que as missas são celebradas no domingo, dia dedicado ao Sol, e aquele chapeuzinho que os papas, cardeais e bispos usam é chamado de Mitra. As "coincidências" não param por aí: Mitra era um deus do bem, criador da luz (por isso mesmo era associado ao Sol), em luta permanente contra a divindade obscura do mal.


Seu culto estava associado à crença na existência futura absolutamente espiritual e libertada da matéria. Protetor dos justos, agia como mediador entre a humanidade e o Ser Supremo. Ele encarnou-se para viver entre os homens e enfim morreu para que todos fossem salvos. Os persas o adoravam por influência dos babilônios, os primeiros astrólogos da antiguidade. Seu nome, de raiz indo-européia, significa: "troca", "contrato" e "amizade" (seria daí que surgiu o costume de trocar presentes?). Era o correspondente iraniano do deus sumério Tamuz.

"As tribos nômades de cavaleiros que habitavam a Eurásia há 6.000 anos juntavam gado selvagem e o criavam nos pastos naturais. Esses pastores cultuavam um deus-touro, chamado Mitra, símbolo da força, da masculinidade, do poder. A necessidade de pastos novos a cada vez que acabava o antigo fazia deles expansionistas por natureza e, no início da era cristã, eles já tinham se espalhado da Índia, Babilônia a Portugal.

Com isso, o culto a Mithra tornou-se muito popular no Império Romano.

IGREJA INVENTA UM DIABO EM 447
Mitra
Oficina Portuguesa
Século XVIII
Estofo de gorgorão de seda bordada
a ouro com aplicações de pedraria
Alt. 39 x larg. 32,5 cm
Provém da Diocese do Funchal
MASF160

Para contê-lo, a Igreja adotou sua data sagrada, o dia de Mithra - 25 de dezembro. Estava estabelecido o Natal. Depois, no Concílio de Toledo, em 447, a Igreja publicou a primeira descrição oficial do diabo, a encarnação do mal: um ser imenso e escuro, com chifres na cabeça. Como Mithra."


As tribos nômades de cavaleiros que habitavam a Eurásia há 6.000 anos juntavam gado selvagem e o criavam nos pastos naturais. Esses pastores cultuavam um deus-touro, chamado Mitra, símbolo da força, da masculinidade, do poder. A necessidade de pastos novos a cada vez que acabava o antigo fazia deles expansionistas por natureza e, no início da era cristã, eles já tinham se espalhado da Índia, Babilônia a Portugal. Com isso, o culto a Mithra tornou-se muito popular no Império Romano. Para contê-lo, a Igreja adotou sua data sagrada, o dia de Mithra - 25 de dezembro.






Esse touro pastava tranquilo num prado. Mitra precipitou-se sobre o animal, tomou pelos chifres e saem ambos em desabalada carreira, até que o animal, esgotado, caiu de joelhos. Por ordem do deus supremo, que enviou o corvo, seu mensageiro, Mitra enterrou a faca no animal. Da sua medula e do seu sangue germinarão todas as plantas úteis aos mortais, de modo especial o trigo e a vinha. Os animais maléficos enviados por Ahriman, o escorpião, a serpente, a formiga etc., tentam prevenir esses felizes efeitos bebendo o sangue derramado e envenenando a fonte do poder gerador. Mas é em vão. A alma do touro, transportada ao céu, continuará a proteger a vida agrícola. Depois vem a seca e o dilúvio.
A alma do touro, transportada ao céu, continuará a proteger a vida agrícola. Depois vem a seca e o dilúvio. Mitra, em figura de arqueiro, fere um rochedo e dele jorra água. A seca foi vencida. Prende homens e animais numa arca e estes são salvos do dilúvio. No termo de sua carreira, Mitra abandona a terra num carro de fogo conduzido pelo Sol. Após ciclos sucessivos, Mitra deverá reaparecer na terra para sacrificar, mais uma vez, o touro misterioso, cuja gordura, misturada ao suco da planta Haoma, restituirá a vida, a existência imortal, aos fiéis de Mitra. Do céu, então, cairá fogo devorador e consumirá todos os seres maus, homens e demônios, juntamente com o princípio do Mal, Ahriman (bastante figurado, mas em síntese nada diferente da simbologia cristã).


A Igreja Católica adotou Mitra como "padrinho", já que as missas são celebradas no domingo, dia dedicado ao Sol, e aquele chapeuzinho que os papas, cardeais e bispos usam é chamado de Mitra.

Chama-se MITRA

As "coincidências" não param por aí:
Mitra era um deus do bem, criador da luz (por isso mesmo era associado ao Sol), em luta permanente contra a divindade obscura do mal. Seu culto estava associado à crença na existência futura absolutamente espiritual e libertada da matéria. Protetor dos justos, agia como mediador entre a humanidade e o Ser Supremo. Ele encarnou-se para viver entre os homens e enfim morreu para que todos fossem salvos. Os persas o adoravam por influência dos babilônios, os primeiros astrólogos da antiguidade. Seu nome, de raiz indo-européia, significa: "troca", "contrato" e "amizade" (seria daí que surgiu o costume de trocar presentes?). Era o correspondente iraniano do deus sumério Tamuz.

4 comentários:

Graziani Tiburski disse...

Isso é ridiculo a Igreja Católica condena a idolatria(Ex 20;3,5) isso fica bem claro nas sagradas escrituras, A defenição de Mitra na Igreja Católica, não tem nada haver com essa MITRA aí, e sim o chapeu usado pelo papa, embora a palavra seja de origem grega, mas não tem nada haver com a mitologia.
Tudo que esse post associa a Igreja Católica é heresia.

Cida Cotrim disse...

Veja o vídeo do Alfredo Rebello,
a múcica "metamorfose ambulante"
E analise... A situção de desequilíbrio, angústias e a
procura do seu eu perdido e sofrimento, uma enorme vontade
e desesperio em expulsr o demo!
Que angustante! Não pude segurar
as minhas mãos do meu amigo,
que desconfiava de tudo e de todos!

Parabéns pelo texto, hoje eu
percebo o valor e o perigo dos
heteremõnios para quem não tem equilíbrio ainda. Precisa ser
um guerreiro consciente e centrado.

Fiquei feliz ao ver Chico Xavier
em seu blog, tenho uma enorme
admiração e muito respeito por ele!

Não falo línguas a não português
brasileiro.

eli disse...

esse artigo mfoi de fato muito interessante me fez recordar de uma visao ou lucinaçao q tive quando criança q ao olhar fixamente para o sol vi um rosto humano parecia ser mesmo algo divino transbordava carisma e simpatia e ao mesmo tempo olhava em todos os lados infelizmente saícorrendo para contar o q vi mas nunca mais tive a mesma vizao
o q vcs acham disso?

rosamundcain disse...

They spent the next 20 days at theirseaside hotel. "It's a little bit more natural today than it was two Mondays ago, but it's still something new. And whats amazing his wife was in the corner head down as if a beaten dog would look like. The wildflower is commonly called creeping phlox or moss phlox and also goes by the name "moss pink."For millennia, people across the world, including Native Americans, named the months after nature's cues.

"But he has Cheap Yeezy Shoes Sale his days where he comes and talks to Air Force 1 In Store me or just lays under me. The vast majority of them probably wouldn't have. "Kim and Kanye have known for awhile and are very excited. While we had hoped to bring you together for Ad Age A Cheap Nike Air Force 1 List Creativity Awards celebration, we realize this is likely not possible given the public health concerns we all share.

Like the first time, he attracted widespread support from young voters and was able to make new inroads within the Hispanic community, even MK Outlet as his appeal with African Americans Coach Outlet Clearance remained small.. 2020 Advance Local Media LLC. His recent Astroworld tour grossed $65 million, according to the magazine.

"We stand together united against all forms of antisemitism and hate speech. The justices are leaving in place a federal appeals court ruling that found no fault with the Washington transit agency policy that banned all issue oriented advertisements on the region rail and bus system.

It Jordan Shoes For Sale would then round Africa and sail directly to Brazil before working its way back to Florida. Prescott Yeezy Shoes For Sale was the only player who received the exclusive tag this offseason. La faveur de la s de Netflix Narcos, la Colombie met de l'avant, contrecur, son New Air Jordan Shoes personnage historique le plus controvers : Pablo Escobar..